quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Assunto: Política - 4° Bimestre

29/OCT/2013 ÀS 18:56
13
COMENTÁRIOS

 Político diz que "mendigo devia virar ração para peixe"

“Mendigo deveria virar ração para peixe”. Parlamentar ataca moradores de rua e defende pena de morte e volta da censura; assista ao vídeo

Um vereador do município de Piraí, localizado no sul do Rio de Janeiro, causou polêmica ao defender a aprovação de um projeto de lei que proíbe moradores de rua de votarem. Durante uma sessão comemorativa dos 25 anos da Constituição Federal, José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PTdoB), disse que mendigo não deve votar, mas virar “ração para peixe”.


“Mendigo não tem de votar. Não faz nada na vida. Não tem de tomar atitude nenhuma. Aliás, acho até que deveria virar ração para peixe. A gente trabalhando feito maluco. Não dou nada pra mendigo. Se quiser, vai trabalhar”, afirmou. “Todo mundo tem de trabalhar. Eu levanto cedo. Por que mendigo tem de votar? Não tem de votar mesmo, não”, acrescentou.
O vereador não se deu por satisfeito com a polêmica. Defendeu ainda outros dois pontos controversos: a adoção da pena de morte e a retomada da censura. “Deveria haver pena de morte. Ah, vai matar inocente? Não vai. Ainda que matasse, ia morrer muito menos inocente do que morre hoje. Se um bandido soubesse que ia ser morto, com certeza, ia pensar mais um pouquinho antes de fazer as coisas”, disse, antes de defender que seja dado um “tiro na testa” do traficante Fernandinho Beira-Mar.
Russo classificou como “ridículo” o fim da censura no país, decretado com a redemocratização do país nos anos 1980. “As novelas passam gente transando escandalosamente na frente das crianças. Não se pode liberar tudo. É ridículo acabar com a censura. Lógico que não a censura como existia, falar do jeito que pensa”, declarou o vereador de 48 anos, eleito em 2012 com 322 votos. O discurso foi feito no plenário da Câmara Municipal de Piraí no último dia 8. O vídeo foi publicado no perfil de uma rede social administrado pela própria Casa.
Comentário: Toda pessoa é digna de respeito, inclusive os mendigos. Os políticos, ao invés de ignorá-los deviam ajudar. Os políticos de verdade fazem isso. Mas acho que se ele falou que os mendigos deviam ser comida para peixe não dá pra saber se estava elogiando ou desprezando porque os peixes não vivem sem a ração. Então os mendigos podem se considerar importantes...

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Assunto: Educação - 4° Bimestre


  atualizado às 15h35

Professor pede que alunos escrevam redação como se fossem suicidas

Professor pede que alunos escrevam redação como se fossem suicidas



Um professor francês que pediu que seus alunos escrevessem uma redação como se fossem suicidas, foi suspenso nesta segunda-feira, pela entidade em que lecionava como medida de precaução, enquanto aguarda a conclusão da investigação que foi aberta.
"Vocês acabam de completar 18 anos e decidiram colocar um fim em suas vidas. A decisão parece irrevogável. Antes deste último impulso, escrevam as razões de seus gestos. Ao fazer um autorretrato, descreva todo o asco que sentem de vocês mesmos. Seus textos lembrarão alguns elementos de suas vidas que causam essa sensação", pediu aos alunos.
Os estudantes do terceiro ano do instituto Montmoreau receberam o trabalho em 22 de outubro, mas a polêmica ficou conhecida quando os pais de alguns alunos reclamaram para a direção da entidade e mandaram uma cópia da redação ao jornal Charente Libre.
"É indignante que um professor proponha um tipo de temas destes para crianças de 13 e 14 anos. Não temos costume de questionar o que acontece na escola, mas tudo tem limite. Qual será o próximo tema? O que você vai sentir quando se drogar?", disseram os pais nas cartas.
O jornal lembra que o suicídio é a segunda causa de mortalidade entre os jovens e aponta que, embora a maioria dos pais acredite que é normal que se trate desses temas em aulas, considera que a forma escolhida não foi adequada.
Os testemunhos recolhidos entre os alunos oscilam entre a surpresa por terem de escrever sobre um tema que, segundo eles, não foi precedido por debate ou explicações e a atitude daqueles que recorreram à imaginação para cumprir com o pedido.
"Eu escrevi sobre uma menina que não se sente nada bem consigo mesma, muito gorda, que todo mundo rejeita, inclusive seus pais", disse uma das alunas, que não quis se identificar e que assegurou que o tema não incomodou.
Antes que o professor fosse suspenso de forma cautelar, o diretor dos serviços departamentais de educação nacional, Jean-Marie Renault, antecipou que um fato deste tipo não pode ser "deixado de lado" e que as denúncias, se confirmadas, terão consequências.
Comentário: O homem é louco gente. Mas é criativo. E pra mim as pessoas loucas são as melhores. A criatividade é um critério muito importante das pessoas. Mas os alunos devem ter achado o assunto muito estranho. Aposto que nenhum deles pensou em ser um suicida na vida. Acho que foi por isso que o professor passou a redação. Ele gostaria de despertar  nos estudantes uma coisa que nunca haviam pensado antes. Isso estimula muito a criatividade deles. E também parece ser um assunto divertido. Não quero dizer que gostaria de ser um suicida, mas sim despertar a idéia de como seria.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Assunto: Te contei? - 4° Bimestre

Desde pequeno eu me interessava muito sobre o cérebro humano. É realmente um universo inteiro dentro do crânio. Esta maravilhosa máquina sabe tudo o que acontece fora da cachola por meio dos sentidos. Existem nele mais de 3.000.000 de neurônios. Nós levaríamos no mínimo uns 3.000 dias para contá-los. Me interessei muito pelo programa Truques da mente do canal Natioanal Geographic.  Gostei tanto que gravei todos os programas para assistir quase TODO DIA! Lá mostra as perfeições e imperfeições que o cérebro apresenta, como ele reage e funciona, além de fazer muitos truques que te deixa impressionado. Eu gostaria de mostrar o programa mas como ele não está na internet, eu resolvi fazer algumas animações que representam alguns dos testes, que usarei para manipular seu cérebro.


Teste 1 -

Veja a imagem e conte o número de patos que aparecem. Pronto? VAI!

  

Pareceu bem fácil né? Não parece. É praticamente fácil. Mas agora olhe a MESMA imagem e procure coelhos. Percebeu? Se não viu nenhum coelho veja que os bicos dos patos também pode ser orelhas de coelho. Mas se eu falei para você achar patos você apenas encontra patos. Você não iria falar:
- Aquilo é mesmo um pato? Os comerciantes e marqueteiros usam essa técnica para manipular sua mente e fazer você comprar o produto.

O próximo é um teste de percepção!

Teste 2 -

Leia o texto a seguir:

0B53RV3 QU3 N0 C0M3Ç0 V0C3 T3M UM P0UC0 D3 D1F1CULD4D3 P4R4 5UB5T1TU1R 05 NÚM3R05 P0R L37R45 , M45 D3P015 D3 C0N5EGU1R L3R S3I5 0U 53T3 P4L4VR45 V0C3 S3 4C05TUM4 3 L3 TUD0 53M N3NHUM 35FORÇ0.

Conseguiu substituir os números por letras? A maioria das pessoas no início esforçam a mente para    pensar: aquele número se parece com que letra? Mas depois o cérebro não precisa mais analisar todos os números e letras. Ele entende a palavra como um todo.

Teste 3-

Olhe para a cruz no centro da imagem:

Você, quando olha  para a cruz vê um ponto verde correndo pelos pontos rosas. Agora tente seguir o ponto verde. Ele não existe. Isso acontece porque a cor negativa do rosa é o verde. quando você olha para o centro um ponto some mas a cor negativa fica. Isso acontece seguidamente e você tem a ilusão que existe um ponto verde correndo

.Teste 4 - Olhe a imagem e me responda. Se o ônibus andasse para frente pra que lado ele iria?Percepção vs. Cérebro
Porque é tão difícil responder. Saiba que qualquer criança menor de dez anos descobriria. Não é porque as crianças são mais inteligentes. É porque elas conhecem um ônibus melhor que ninguém. E também porque um adulto não está acostumado a ver um desenho simples como esse. A resposta é: Ele iria para a esquerda. Porque será? Os dois lados são completamente iguais. É só usar a lógica. A porta dos ônibus fica na frente á direita do motorista. Então deduzimos que a porta está do outro lado do desenho mas se o motorista estivesse á direita a porta estaria aparecendo. É difícil de entender né? Mas isso mostra que o cérebro, mesmo vendo um ônibus todo dia, esquece como ele é de verdade. Você usa casaco todo dia mas não deve saber como funciona um zíper. Um especialista no assunto visitou uma universidade e pediu para alguns estudantes desenharem bicicletas . E mesmo conhecendo muito bem uma bicicleta eles sempre erram alguma coisa. Observe as bicicletas desenhadas:
 Teste 5 - Qual delas funcionaria perfeitamente?
Percepção vs. Cérebro

A letra A  mostra uma bicicleta com uma barra a mais na roda que impede as curvas.
A letra B  Mostra uma bicicleta que está totalmente ao contrário
A letra C nem tem lugar para os pedais
Se você disse que a correta é a letra D muito bem. Você conhece uma bicicleta.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Assunto: Cultura - 4° Bimestre


02/10/2013 17h38 - Atualizado em 02/10/2013 18h32
Universitários distribuem gibis para incentivar a leitura, em Manaus
Evento está programado para ocorrer na noite desta quarta, na Ponta Negra.
Também serão doados sacos de lixo para incentivar a limpeza da praia.
Do G1 AM


Para incentivar a leitura, universitários vão promover uma distribuição, gibis na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, na noite desta quarta-feira (2). A iniciativa, intitulada "Dia da Gentileza", integra a programação da Global Days of Service. O evento internacional tem como objetivo unir estudantes e professores em prol da comunidade.
Além da distribuição de gibis, os estudantes da Uninorte Laureate vão entregar sacos de lixo para incentivar a limpeza da praia. A ação também busca incentivar a leitura com o início do projeto bookcrossing, que consiste em deixar um livro em local público para ser encontrado, lido e repassado da mesma forma pelo leitor.
De acordo com Antônio Geraldo Harb, diretor da Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) do centro universitário, a ação representa uma contribuição da academia para a sociedade. "Precisamos ter uma sociedade com qualidade de vida. Isto só se faz com educação de massa. Se faz necessário sensibilizar a sociedade para temas importantes, como o da responsabilidade social e ambiental", destacou.
Nesta quarta, programação terá início ás 19h. As ações seguem até a próxima quinta-feira (4), com passeio pelo zoológico, sessão de cinema com os idosos da Fundação Dr. Thomas e entrega de donativos ao Asilo Lar São Vicente de Paula.

Comentário: Isso sim é uma ótima ação e um ótimo incentivo para as crianças aprenderem a ler mais e melhor. É raridade ver uma pessoa lendo hoje, e um ótimo jeito de incentivá-las a isso é dando gibis e livros para interessarem-se mais no assunto, e na maioria das vezes eles até podem melhorar nos estudos por causa disso. Eu gosto de ler. principalmente gibis.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Assunto: Ética e Cidadania - 4° Bimestre

PProfessor bate na cara de aluno no Japão

Um treinador de vôlei deu vários tapas em um adolescente em uma escola. Um vídeo amador publicado na internet registrou o momento da agressão.
Comentário: Bullyng, bullyng total. Bullyng puro, purinho. Esse professor não devia ser respeitado como um professor, e sim como um mal feitor. Que tipo de pessoa bate em seu próprio aluno? Dizem que o professor não prescisa se curvar para o Imperador no Japão. Com exessão deste claro. Pelo  contrário,.isso é um grande exemplo de falta de ética e cidadania. Professores deveriam ensinar a sermos contra a violência e não a favor...

domingo, 20 de outubro de 2013

Assunto: Saúde e Bem Estar - 4º Bimestre

Edição do dia 06/10/2013
06/10/2013 15h36 - Atualizado em 06/10/2013 15h36

Cresce a cultura do adoçante e a de não 



gostar de água


Urina muito concentrada mostra que a pessoa não está bem hidratada.


Endocrinologista chama atenção para o uso indiscriminado de adoçante.

Mais de 60% do corpo humano de um adulto é composto de água. Por falta de tempo ou de hábito, muita gente passa horas, às vezes, um dia inteiro sem beber água. E há aqueles que não lembram que água é o mais indicado para matar a sede e exageram nas bebidas adoçadas artificialmente.
A endocrinologista Isabela Bussade foi entrevistada pelo GloboNews Saúde e chama atenção para o uso indiscriminado de adoçantes: “A gente vê, principalmente, o adolescente abusando. A cultura do adoçante e de não gostar de água está começando a existir. Isso não pode acontecer. Água é saudável e em hipótese alguma devemos permitir ou censurar esse consumo deliberado de líquidos”.
Segundo Isabela, o consumo de água é importante para manter nosso fluxo de sangue no organismo, uma boa hidratação celular. “É o momento que se retira toxinas, é importante para manter bom filtro renal. Dependendo da altura, peso, taxa de filtração do rim, a média seria de cinco copos grandes de água por dia. Não devemos esperar a sede para beber água. A urina muito concentrada mostra que a pessoa não está bem hidratada. A adequada tem que ser amarelo clarinho”, alerta a endocrinologista.
O exagero de adoçantes vem ocorrendo ao longo da última década. A grande mudança quando surgiram os adoçantes foi sensação de que os líquidos adoçados de forma artificial poderiam ser consumidos de forma livre. “Isso não é verdade. Na medida em que você tira o açúcar do líquido, é lógico que o líquido passa a ter densidade calórica menor, o que é desejável. Mas não significa que  você pode consumir livremente”, alerta Isabela.
A especialista explica que prescreve adoçante artificial para o paciente com diabetes, que tem que ter controle em termos de absorção de açúcares: “Para o paciente com diabetes, realmente é uma recomendação universal, é consenso tanto no Brasil como lá fora. Mas, mais uma vez, poder usar não significa que ele vai poder livremente utilizar grandes volumes”.
O paciente que entra num regime pouco calórico vai precisar reduzir calorias. Culturalmente, no Brasil, se utiliza adoçantes, mas em alguns países, como na Espanha, a pessoa é orientada a reduzir o volume daquele líquido, mesmo com açúcar. Numa dieta na Espanha ou em outros países, a pessoa é orientada a tomar um copo de suco com um pouco de açúcar. “Pequenas quantidades, quatro gotinhas no cafezinho, não tem o menor problema. O grande consumo que deve ser evitado”, explica a endocrinologista.
Comentário: Concordo plenamente  que devemos dar mais atenção a água do que em qualquer outro líquido. Os sucos muitas vezes levam produtos químicos  para serem mais comercializados e refrigerantes tem conservantes, corantes, acidulantes, e muitos outros "antes" além de ter MUITO açúcar  então apenas a água é o líquido superior a todos os outros. É claro que dá uma preguiça de tomar três litros de água por dia, mas é necessário né...

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Assunto: Ciências - 4° Bimestre

Com ajuda do filho adolescente, cientista cria espécie de "capa da invisibilidade"

Físico americano e filho de 14 anos gastaram apenas US$ 150 com toda a pesquisa. Vídeo demonstrativo já foi visto quase 250 mil vezes no YouTube

REDAÇÃO ÉPOCA
Enviar por e-mail
|
Imprimir
|
Comentários
Com ajuda do filho de 14 anos, cientista John Howell cria espécie de "capa da invisibilidade" (Foto: Reprodução)
Com ajuda do filho de apenas 14 anos, um cientista da Universidade de Rochester, nosEstados Unidos, criou um sistema que lembra uma “capa da invisibilidade”, capaz de esconder objetos inclusive grandes (como uma criança). Segundo o autor, o professor de física John Howell, o dispositivo é simples e de baixo custo, mas funciona de forma “surpreendentemente eficaz”. O experimento foi publicado no site arXiv, que funciona como um arquivo online para estudos científicos.
O sistema desenvolvido pela família Howell é composto de três dispositivos. O primeiro é feito de acrílico e dispõe recipientes cheios de água em formato de L. O segundo utiliza quantro lentes (que custam apenas US$ 3 cada) para criar uma camuflagem óptica. E, por último, o terceiro conta com um conjunto de espelhos, sistema muito utilizado por mágicos em seus truques. Segundo o cientista, o orçamento total do experimento foi de US$ 150.
Juntando os dispositivos, o sistema consegue fazer algo como “curvar” a luz em um determinado espaço e esconder um objeto. O ponto negativo da invenção de Howell é que ela só funciona a partir de um ângulo, assumindo que o observador não sairá do lugar. Ainda assim, é muito mais avançado do que outros experimentos semelhantes apresentados anteriormente por outros cientistas.
De tudo, o mais impressionante é o vídeo publicado pela Universidade de Rochester para exemplificar o projeto, visto quase 250 mil vezes no YouTube: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oJb9Rn
Comentário: Nem Frued explica essa. É absolutamente impossível aos nossos olhos mas na vida real isso existe! Eu tenho certeza que muita gente não acredita. Poderia ser Photoshop, ou um efeito usando câmeras. Mas eu acredito. Tudo é possível usando - se ciência e tecnologia. Adorei. Pode ser bem útil para o esconde esconde...