domingo, 23 de março de 2014

Assunto: Política 1° bimestre

22/03/2014 16h40 - Atualizado em 22/03/2014 16h56

EUA responsabilizam Rússia por 'perigosa' situação na Crimeia



Para porta-voz, tomada de bases contradiz declarações de Putin.
Base aérea ucraniana de Belbek foi invadida por forças russas.

Da EFE
A Casa Branca afirmou neste sábado (22) que as informações do ataque de uma base militar ucraniana na Crimeia por parte das tropas russas "mostram a perigosa situação" criada por Moscou com a anexação da península.
Além disso, Laura Lucas Magnuson, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, afirmou que estas ações "contradizem as declarações do presidente russo, Vladimir Putin, de que a intervenção militar da Rússia na Crimeia forneceu segurança a essa parte da Ucrânia".

A base aérea ucraniana, localizada na cidade de Belbek, foi atacada com granadas por membros das chamadas autodefesas da Crimeia, às quais o autoproclamado governo da península, incorporado à
 Rússia, deu status de unidades militares, indicou a imprensa ucraniana.Em um breve comunicado, Magnuson reiterou que as "Forças Armadas da Rússia são diretamente responsáveis pelas baixas que suas tropas - sejam regulares uniformizados ou irregulares sem insígnias - causem nos membros dos corpos militares da Ucrânia".
A Crimeia realizou no fim de semana passado um referendo, qualificado de "ilegal" pelos EUA e pela União Europeia, no qual foi aprovada por arrasadora maioria a adesão da península à Rússia.
As tensões entre Washington e Moscou se intensificaram nesta semana com a imposição de sanções e proibição de viagem mútuas a congressistas e altos cargos de ambos países.
Precisamente, amanhã o presidente americano, Barack Obama, parte de para a Europa com o objetivo declarado de aumentar a pressão sobre a Rússia para resolver a crise ucraniana.

Comentário: A situação na Europa está critica. A Europa e os EUA de um lado apoiando a Ucrânia, e do outro lado a Rússia. Todo mundo está preocupado com a situação. Vale lembrar que a segunda guerra mundial começou com uma situação parecida. Alemanha invadindo a Austria. Espero Que os líderes consigam " sentar " conversar, e se entender, para o bem do mundo. 

sábado, 22 de março de 2014

Assunto: Cultura - 1° bimestre

Chico Bento é nomeado embaixador da proteção das nascentes do Pantanal

WWF-Brasil escolheu o personagem como embaixador da maior planície alagável do planeta. O objetivo é chamar a atenção para importância de se preservar a água doce

Reprodução/Youtube
Chico Bento é nomeado embaixador da proteção das nascentes do Pantanal pelo WWF-Brasil
Chico Bento é nomeado embaixador da proteção das nascentes do Pantanal pelo WWF-Brasil. O objetivo é chamar a atenção de todos os brasileiros para importância de se preservar a água doce
As aventuras do Chico Bento, e de todos os personagens de Maurício de Sousa, influenciaram muitas gerações. Glauco Kimura, coordenador do Programa Água para a Vida do WWF-Brasil (ONG dedicada à proteção e conservação da biodiversidade), foi um deles. Quando pequeno, ele lia gibis – hábito que mantém até hoje – e adorava a Turma da Mônica, especialmente o Chico.
Ao reler uma das edições da revista, de 2011, com o título Rio da Vida, Glauco teve uma grande ideia: pedir a ajuda do personagem para proteger o Pantanal, que é a maior planície de alagável do planeta. "Chico Bento é um ambientalista apaixonado pela natureza", diz animado. "Nessa história, ele desce o rio de canoa e descreve tudo como um naturalista".
Por conta dessa inspiração, na última quinta-feira (20), Chico Bento foi nomeado embaixador da proteção das nascentes do Pantanal pelo WWF-Brasil e por seu criador, o cartunista Maurício de Sousa. O objetivo é chamar a atenção de todos os brasileiros para importância de se preservar a água doce. "Esse bioma está muito ameaçado, principalmente em suas nascentes. O Pantanal é como um prato: seu fundo é a parte rasa que inunda todos os anos; nas bordas ficam as nascentes dos rios, onde acontece o impacto do ser humano desde a década de 70", alerta Glauco.
Se depender de Chico Bento, não faltarão esforços para combater a falta de respeito e de cuidado com as nascentes, rios e florestas do Pantanal!
Assista ao vídeo da campanha, no qual Chico Bento celebra as maravilhas do bioma e convida a todos para ajudar a preservar as nascentes. Afinal, "Tamo tudo junto, no memo barco", como diz o personagem na última cena.



Comentário: Em alguma matéria do portblog eu disse que adoro os gibis da turma da mônica. Conhecendo muito bem cada personagem, eu sei que Chico adora ajudar a natureza. Podemos saber disso por causa de algumas histórias como " Os defensores da mata " e " Rio da vida  " . Então, acho que não tem personagem melhor para representar essa instituição. E chico tem razão: Tamo junto no memo barco. E todos temos a mesma oportunidade de salvar os rios do pantanal, e do mundo inteiro

quinta-feira, 20 de março de 2014

Assunto: Saúde e bem estar - 1° bimestre

19/03/2014 12h25 - Atualizado em 19/03/2014 14h18

Falta de sono pode provocar



perda de neurônios, diz



pesquisa




Estudo, feito em camundongos, identificou morte de 25% de certas células do cérebro após noites mal dormidas.


Em camundongos, a falta prolongada de sono levou à morte de 25% de certas células do cérebro, destaca a pesquisa, publicada na revista científica The Journal of Neuroscience.
A falta de sono pode ter consequências mais sérias do que se imaginava, como a perda permanente de neurônios, revela um novo estudo feito por cientistas americanos.
Cientistas responsáveis pelo estudo acreditam que se o resultado for semelhante em humanos, seria inútil tentar 'compensar' as horas de sono perdidas.
Eles estimam que um dia será possível desenvolver uma droga para proteger o cérebro dos efeitos negativos das noites mal dormidas.
O estudo analisou ratos de laboratório que foram mantidos acordados para replicar a falta de sono tão característica da vida moderna, ora por turnos de trabalho noturnos ou horas demais passadas no escritório.

Dias depois de seguirem um padrão de sono semelhante àquele dos que normalmente trabalham em turnos noturnos - três dias de jornadas noturnas com apenas quatro a cinco horas de sono durante o dia - o camundongos perderam 25% de seus neurônios, em parte do tronco cerebral.
Análise

Para conduzir a pesquisa, uma equipe de cientistas da Universidade da Escola de Medicina da Pensilvânia estudou certas células do cérebro que mantêm o cérebro alerta.
Os pesquisadores dizem que essa é a primeira evidência de que a falta de sono pode levar à morte de células do cérebro.
Eles acrescentam, entretanto, que mais pesquisas são necessárias para descobrir se pessoas que dormem pouco correriam maior risco de dano cerebral permanente.
Segundo uma das responsáveis pela pesquisa, Sigrid Veasey, 'nós temos evidência de que a falta de sono pode levar a uma lesão irreversível'.
'Isso pode ter acontecido em um animal simples, mas indica que nós precisamos pesquisar melhor esse efeito em humanos'.
Ela afirmou que o próximo passo é fazer um exame post-mortem nos cérebros de pessoas que dormiam pouco para buscar indícios de perda de células cerebrais.
A longo prazo, os cientistas acreditam ser possível desenvolver um medicamento para proteger os neurônios, ao estimular a química natural envolvida na recuperação do sono.
Segundo Hugh Piggins, da Universidade de Manchester, o experimento indica o que pode dar errado no cérebro humano a partir do estudo em ratos.
'Os autores traçam paralelos com as pessoas que trabalham em turnos à noite e sugerem como a privação crônica de sono pode afetar negativamente não só a saúde física, mas também mental', disse Piggins.
'Essa hipótese terá de ser, no entanto, testada com mais pesquisas. No entanto, é consistente com muitos relatos médicos sobre a importância dos ciclos de sono para a melhoria do bem estar.'
Comentário: Não sabemos o que ocorre aqui dentro do crânio maioria das vezes, portanto não sabemos o que pode nos ocorrer quando ficamos algum tempinho a mais no computador antes de dormir... (duas ou três horas mais) Mas dormir bem é  uma coisa superimportante:
Temos mais desempenho no estudo e no trabalho, melhora nosso humor,e até ajuda com  a beleza. Mas não pensei que chega a ponto de fazer você perder alguns neurônios. São coisas normais do nosso dia a dia que podem nos causar danos cerebrais.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Assunto: Educação 1° bimestre

Jogo de empurra no caso do uniforme escolar que desensina a "encinar"

Secretaria de Educa

Na última sexta-feira, Taynara Santos, moradora de Brazlândia, publicou em seu Facebook uma foto
da camiseta de uniforme recebida por seu irmão, que estuda no Centro de Ensino Médio 01, mantido 
elo governo do Distrito Federal. Na camiseta, a palavra "ensino" aparece grafada como "c" — "encino":
 A imagem virou motivo de piada na rede social, com quase 10.000 compartilhamentos. "Olha só o nível 
da camiseta distribuída pelo GDF às escolas públicas. Estão 'ENCINANDO' direitinho", brincou.
Educação

Procurada pelo site de VEJA, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) admitiu que as 
camisetas foram distribuídas aos estudantes em suas escolas. Ainda assim, o órgão tentou se eximir 
de responsabilidade, afirmando que os uniformes são produzidos pela Fábrica Social, centro de 
capacitação profissional vinculado ao governo.
Em sua página do Facebook, porém, a Fábrica Social afirma, por meio de nota, que as 2.800 camisetas 
produzidas por ela e entregues ao Centro de Ensino Médio 01 não contêm erros ortográficos.
A rede escolar do Distrito Federal atende cerca de 445.000 estudantes, segundo o Censo Escolar de 2013.
Em comunicado oficial, a secretaria esclarece que "há indícios de adulteraçãoem seus novos uiformes 
escolares. As possíveis fraudes identificadas serão investigadas pela Polícia Civil, buscando-se a punição 
para seus autores. A SEDF afirma que foram produzidas pelo Programa Fábrica Social, mais de 2.800 
camisetas para o Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia, todas por intermédio de uma única tela de 
reprodução em silkscreen, que agora se encontra em poder da SEDF para evitar novas investidas. A 
divulgação na imprensa do uniforme com grafia errada está sendo tratada como ato de sabotagem pelas 
duas instituições. Considera-se impossível a reprodução de 27 camisas erradas no universo de 2.800 
corretas, observando-se a técnica de produção". A nota ainda informa que fotos dos moldes corretos 
serão divulgadas no site da SEDF.ção e centro de capacitação, ambos do DF, negam responsabilidade 
pela produção de camiseta com erro de grafia


Comentário: Nossa. Depois dessa situação os professores devem ter vontade de ensinar os estampadores
 de camisas a escrever de novo. É algo tão ridículo que acho que resolveram fazer uma brincadeira com 
os alunos. Mas não foi nada tão grave na minha opinião. Eles tem uma palavra errada no uniforme mas 
é melhor do que não ter o uniforme não é?
  

Assunto: Ética e Cidadania - 1° bimestre

Estudo mostra que as pessoas são mais desonestas durante a tarde

Cansaço e tomada repetitiva de decisões ao longo do dia podem prejudicar o autocontrole, criando um fenômeno denominado “efeito de moralidade matinal"

Honestidade matinal: experimentos realizados pela manhã apresentam índices mais baixos de comportamentos desonestos do que aqueles feitos à tarde
Honestidade matinal: experimentos realizados pela manhã apresentam índices mais baixos de comportamentos desonestos do que aqueles feitos à tarde (Thinkstock)
Um novo estudo feito nos Estados Unidos mostrou que as pessoas tendem a ser mais honestas de manhã. Ao longo do dia, porém, fica mais difícil manter o autocontrole, o que aumenta as chances de uma pessoa mentir ou trapacear. Os pesquisadores denominaram esse fenômeno de “efeito de moralidade matinal” em seu artigo, publicado nesta segunda-feira, no periódicoPsychological.

Como o cansaço e o ato e tomar decisões repetidamente são dois fatores conhecidos por afetar o autocontrole, Kouchaki e Smith decidiram analisar se as atividades normais de um dia seriam suficientes para afetar o autocontrole e provocar comportamentos desonestos.A ideia para esta pesquisa surgiu quando Maryam Kouchaki, da Universidade Harvard, e Isaac Smith, da Universidade de Utah, ambos estudiosos da ética, perceberam que os experimentos realizados pela manhã apresentavam índices mais baixos de comportamentos desonestos, em relação àqueles realizados durante a tarde.
Moralidade matinal – No primeiro experimento, eram apresentados aos participantes padrões com pontos em uma tela de computador, e eles deveriam escolher o lado que tivesse mais pontos. Porém, a recompensa que eles receberiam no final não seria medida pelo número de acertos: eles seriam pagos 10 vezes mais quando selecionassem o lado direito. Assim, os participantes tinham um incentivo financeiro para escolher a direita, mesmo sabendo haver mais pontos do lado esquerdo – o que configuraria trapaça.
Os resultados mostraram que os participantes que fizeram o teste entre as oito da manhã e o meio-dia trapacearam menos do que aqueles que realizaram a mesma atividade entre o meio-dia e as seis da tarde. Os pesquisadores denominaram esse fenômeno de “efeito de moralidade matinal”.
No segundo teste, eram apresentados aos participantes fragmentos de palavras, como em um jogo de forca. Para combinações como "_ _RAL" e "E_ _ _ C_ _", as pessoas que fizeram o teste de manhã estavam mais propensas a formar as palavras “moral” e “ético” (“ethical”, em inglês), enquanto os voluntários da tarde tendiam a completar com palavras como “coral” e “efeitos” (“effects”, em inglês).
Segundo os autores, as pessoas mais afetadas pela moralidade matinal são aquelas normalmente mais propensas a serem honestas e a se sentirem culpadas quando fazem algo considerado antiético. “Empresas, por exemplo, podem precisar ser mais vigilantes no combate de comportamentos antiéticos de clientes e funcionários durante a tarde do que pela manhã”, explicam os pesquisadores. “Se você estiver tentando controlar suas próprias tentações ou for um pai, professor ou líder preocupado com o comportamento ético de outras pessoas, nosso estudo sugere que pode ser importante em levar em consideração algo tão banal quanto o período do dia”.
Comentário: Quem disse que o corpo humano é totalmente perfeito está totalmente errado. É muito interessante algo tão complexo como as mentiras do cérebro humano estar ligado com algo tão simples como o período diário. Isso é para mostrar que o cérebro tem muitas coisas programadas.Uma pesquisa diz que 50% de nós mentimos nos dez primeiros minutos quando conhecemos uma pessoa. Bom... eu não mentiria pra alguém que acabei de conhecer...(*ele tá mentindo!) Mas mentir também não é uma coisa perfeita.  Faça o teste: Diga para uma pessoa responder não, a uma coisa no qual a resposta é Sim! (exemplo: Você está usando roupas?) Quando ela disser não, observe algum tic que aparece em algumas pessoas como um movimento rápido da cabeça. Depois pergunte outra coisa que você não sabe a resposta. Quando ela responder, observe se o tic apareceu novamente. Se apareceu você sabe se ela está mentindo ou não. Isso é para mostrar como o cérebro tem dificuldade em "comptir" a verdade com a mentira. Deve ocorrer o mesmo na situação de ser mais mentiroso á tarde do que de manhã

terça-feira, 18 de março de 2014

Assunto: Ciências - 1° bimestre

  atualizado às 07h44

Pesquisa identifica sinais de encolhimento de Mercúrio

O planeta mais próximo ao Sol está cerca de 7 km menor do que quando sua crosta se solidificou há mais de 4 bilhões de anos



O planeta Mercúrio está hoje cerca de 7 km menor do que quando sua crosta se solidificou há mais de 4 bilhões de anos, segundo uma pesquisa feita pela Agência Espacial Americana (Nasa).menor planeta do Sistema Solar - e o mais próximo ao Sol - se esfriou ao longo do tempo provocando um enrugamento da superfície.
Cientistas perceberam pela primeira vez o fenômeno quando a sonda Mariner 10 passou próximo ao planeta nos anos 1970.
No entanto, imagens recentes do satélite da Nasa Messenger permitiram que os pesquisadores aperfeiçoassem suas estimativas a respeito do tamanho da retração do planeta.
E, conforme artigo divulgado na publicação científica Nature Geoscience, o encolhimento é significativamente maior do que se pensava anteriormente.
Resultados diferentes
O Mariner fez duas passagens por Mercúrio, em 1974 e 1975, e fotografou cerca de 45% da superfície do planeta.
Nessas imagens foram evidenciadas longas marcas que demonstravam que rochas haviam sido deslocadas para cima, enquanto o planeta encolhia.
A partir dessas evidências, pesquisadores calcularam que Mercúrio deve ter diminuído o seu raio por cerca de 1 a 3 km ao longo de sua história.

Mas esse resultado entrava em conflito com estudos de modelagem do planeta realizados na época que sugeriam uma contração muito maior, ocorrida nos 4 bilhões de anos.
O satélite Messenger ajudou a resolver essa inconsistência. Desde que ele entrou na órbita de Mercúrio, em 2011, já fotografou 100% do planeta.
Isso permitiu um estudo mais amplo das características de Mercúrio. A nova avaliação calculou que a retração chega a 7 km do raio do planeta - estimativa mais próxima dos estudos de modelagem.
Paul Byrne, principal autor do estudo e cientista do Carnegie Institution for Science, em Washington, também ficou maravilhado com as características da superfície do planeta apontadas no monitoramento.
"Algumas dessas crateras são enormes", ele disse à BBC. "Há uma estrutura geográfica chamada Enterprise Rupes, localizada no hemisfério sul, que tem 1 mil km de comprimento e 3 km de relevo. É uma versão de cadeias montanhosas em Mercúrio. Trata-se de algo surpreendente, dado o reduzido tamanho do planeta. Imagina ficar diante delas?".
Relevância
O interior de Mercúrio é bem diferente do da Terra, que tem uma extensa crosta e um manto envolvendo seu núcleo de metal.
Com mais de 4.000 km de diâmetro, o núcleo de metal do planeta é bem mais dominante. Ele é coberto apenas por um verniz rochoso fino com pouco mais que 400 km de espessura.
Embora parte do núcleo ainda esteja em forma líquida, uma parte terá esfriado e solidificado, resultando na perda de volume.
A Europa e o Japão planejam lançar uma missão conjunta à Mercúrio para acompanhar as observações feitas pelo Messenger.
A sonda Bepi Colombo deve ser lançada em 2016. Um de seus principais pesquisadores será Dave Rothery da Open University na Grã-Bretanha.
"As pessoas costumavam pensar que a Terra estava encolhendo - que de fato está um pouco, mas não podemos ver por causa da maneira como as placas tectônicas são criadas e destruídas na Terra", explicou.
"Antes de entendermos as placas tectônicas, as pessoas pensavam que as cadeias de montanhas da Terra eram formadas porque o planeta estava encolhendo e forçando o material para cima, e as áreas de acumulação de sedimentos aconteciam onde a crosta era forçada para baixo pela contração. Sabemos agora que, de modo geral, essa ideia é errada, mas este é o processo em Mercúrio, porque é um planeta com uma única placa."
O estudo é relevante para cientistas que tentam entender planetas fora do nosso Sistema Solar. Muitos deles podem também ter apenas uma única placa 

comentário: Será que Mercúrio vai ser um planeta anão como plutão,ceres,haumea,makemake e Éris?
Sendo ele o menor planeta do sistema solar, não duvido que possa ser. A dúvida é: como conseguem descobrir uma diferença de tamanho tão pequena, com uma foto tão distante, sem proporções, Apenas com telescópios satélites e computadores? Isso é mesmo incrível. Mas também não duvido que possa acontecer coisa muito melhor que isso. 

quarta-feira, 12 de março de 2014

Assunto: Te contei? 1° bimestre.

Eu adoro a internet. Entrar em Facebook, jogar, assistir, etc... Mas a coisa que eu mais gosto e sempre vou gostar é um canal na internet chamado: Manual do mundo. Manual do mundo é uma série de vídeos que ensinam-lhe a fazer quase tudo. Mágicas,pegadinhas,desafios,origamis,receitas,engenhocas malucas, mas principalmente experiências. Sem falar nas séries e vídeos comemorativos. Veja o vídeo de apresentação no link abaixo

 http://www.youtube.com/watch?v=SrUgg03-uQY

Este é o link da página

http://www.manualdomundo.com.br/

Eu já fiz vários objetos ensinados nos vídeos e já testei várias experiencias também
O apresentador chamado Iberê Thenório já fez prego que sangra,  cuspir fogo com amido de milho, bazuca de batatas, vulcão gigante, ventilador USB, tinta fotográfica, lançou câmera de paraquedas com um estilingue enorme, e até ensinou a fazer um barco de verdade com papelão. No tema de ciências do portblog eu mostrei o barco que fiz. Sem mesmo estudar química, eu até já sei o que é sulfóxido de tiopropanato. Acho que esse canal vai me ajudar com química e física.
Uma coisa interessante é que Iberê não é químico ou físico. Ele é jornalista. E quando começou a gravar os vídeos ele emprestava câmera de amigos. nem tinha uma câmera.
É muito interessante. aconselho todos a começar a assistir.

Assunto: Mundo - 1º bimestre




Indiano cria microscópio de baixo custo impresso em papelão



Em teoria, um microscópio é um equipamento tão complicado que, a princípio, parece ser impossível fabricar um deles apenas imprimindo o numa folha de papelão e, ainda por cima, a um custo final de R$ 1,20.
Mas foi exatamente isso que fez o bioengenheiro indiano Manu Prakash, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos - e sua invenção pode salvar vidas em países em desenvolvimento, onde faltam equipamentos para diagnosticar (e tratar) doenças corretamente.
As peças do microscópio de Prakash, o Foldscope, são impressas em papelão. Depois, são destacadas e montadas seguindo um sistema de dobraduras e encaixes, como num origami.
O Foldscope ainda tem peças como lentes, uma pequena lâmpada de LED e uma bateria semelhante à que é usada em relógios.
O microscópio é montado em sete minutos, e seu custo total é de US$ 0,50 (R$ 1,20).
A bateria do Foldscope funciona por até 50 horas, e o equipamento permite ampliar uma imagem em até 2 mil vezes.
Prakash e sua equipe criaram 12 modelos diferentes, cada um feito para diagnosticar uma doença específica. Todos vêm com um projetor embutido para que suas imagens possam ser analisadas por várias pessoas ao mesmo tempo.
Resistente
Por ser impresso, ele pode ser fabricado em larga escala. Além disso, é muito resistente.
"Você pode molhá-lo, pisar e pular nele e jogá-lo da altura de um prédio de três andares", diz Prakash.
A ideia surgiu a partir das viagens do cientista e seus alunos a países em desenvolvimento, onde eles ficaram impressionados com a falta de infraestrutura para identificar doenças como a malária.
"No Quênia, não há remédios suficientes contra malária, mas ainda assim eles são distribuídos mesmo que a doença não tenha sido diagnosticada", afirma Prakash.
Além do desperdício, o uso indiscriminado dos medicamentos faz com que os parasitas que causam a doença fiquem imunes aos tratamentos disponíveis. Daí a importância dos microscópios, que permitem identificar a presença do mal nos pacientes.
Em novembro, a Fundação Bill & Melinda Gates premiou Prakash com US$ 100 mil (cerca de R$ 235 mil) para que ele teste o Foldscope na Índia, na Tailândia e em Uganda.
O cientista agora selecionará 10 mil voluntários, entre médicos, alunos de medicina, estudantes de nível primário e secundário e pesquisadores, para testar seu invento.

Comentário: Incrível. Aí é que está uma demonstração de ajuda ao planeta em dose tripla
O microscópio ajuda pessoas, recicla, e economiza. Foi uma descoberta sensacional. Para quê comprar coisas quando você pode simplesmente fazê-las? As pessoas economizariam muito mais assim. Um exemplo é ter um barco em torno de vinte reais. Pois é, eu fiz um barco de papelão que navega de verdade com uma pessoa dentro. Duvida? olhe a foto: