sábado, 17 de maio de 2014

Assunto: Ética e cidadania - 2° bimestre

A cola é uma manifestação clara da desagregação moral

Em países onde há mais cola nas salas de aula também há mais desonestidade

Gustavo Ioschpe
A cola na escola: problema também na vida adulta
A cola na escola: problema também na vida adulta (Thinkstock)
O efeito mais nefasto da falta de ética de nossas escolas é que seus profissionais transferem para os alunos e suas famílias a razão do insucesso da própria escola. Pesquisa da Unesco com 17 000 estudantes e 1 300 professores mostra que os “mestres” culpam o aluno (39%) e seus pais (24%) quando ele repete o ano. Só 1,9% dos professores culpa a si mesmos (re­ferências completas em twitter.com/gioschpe). E, o que é pior, os alunos introjetam esse fracasso. Em pesquisa com cinco escolas públicas, 90% dos matriculados na 4ª série (gente de 10 anos!) diziam que se algum dia repetissem o ano a responsabilidade seria sua(!). Eis o cúmulo da atrocidade: não só nossos profissionais da educação vitimizam seus alunos, mas ainda conseguem transformar as vítimas em algozes. Nossas escolas, que deveriam incutir o apreço pela conduta reta, viraram instâncias preparatórias para o mar de sem-vergonhice que assola nosso país.
Comentário:  
A cola nas provas é uma coisa de, digamos, " malandragem" . E todos sabem que não é uma boa idéia colar. Mesmo assim muitos dão aquela espiadinha na prova do outro ou num papelzinho com as respostas. Colar não é só uma forma desonesta de tirar nota boa mas também, é uma terrível falta de ética. Uma forma ridícula de tirar nota boa porque, vai precisar muito das matérias, no vestibular, na faculdade, e no trabalho. E mesmo assim, o que adianta copiar a resposta do colega se ela estiver errada?

Assunto: Educação - 2° bimestre

Franceses vão de saia à escola para protestar contra sexismo


Uma centena de jovens do sexo masculino compareceu nesta sexta-feira de saia à escola na cidade de Nantes (oeste da França) para fazer uma denúncia simbólica contra o sexismo, uma ação apoiada pelas autoridades educacionais que provocou polêmica."Minha irmã me emprestou", "minha mãe me emprestou", explicaram os jovens vestindo saias azuis, roxas, lisas ou coloridas, rodadas ou não.

Esta operação de sensibilização frente aos problemas do sexismo, na qual uma centena de meninas também participaram, tem como título "O que levanta a saia" e foi lançada por iniciativa dos estudantes, também sendo aprovada pelas autoridades de Nantes.

A iniciativa recebeu muitas críticas, principalmente nas redes sociais, de organizações que se opõem ao casamento homossexual, legalizado na França desde maio de 2013, e daqueles que consideram que a diferença entre sexos é uma questão biológica, e não uma construção social.

Além de convidar os jovens a usar saias como ato simbólico, a iniciativa pretende criar um espaço de debate entre os jovens sobre este tema nas escolas de ensino médio.

Sarah, Ileana, Lea e Anne, todas de saia, discutem em uma roda. "Eu nunca uso saia pra ir à escola, as pessoas te olham e você sabe que falam pelas suas costas...", reconhece uma delas. "Ficamos felizes (de que os meninos usem saias) porque são valentes. Não têm medo do ridículo e isso é admirável".

Comentário:

É realmente admirável a coragem destes jovens. A imagem de um garoto usando saia vale mais que mil palavras. Mostraram que o machismo é uma bobagem, afinal as mulheres também tem valor. Não entendo porque antigamente as mulheres eram rebaixadas a tudo. Assim como o racismo, o sexismo é uma maneira ridícula de mostrar superioridade as outras pessoas, e foi mostrada uma forma criativa de protestar contra isso. Homens usando saias.


Assunto: Política - 2° bimestre

16/05/2014 15h43 - Atualizado em 16/05/2014 17h50

Presidente Dilma é recebida com protesto de professores em Teresina

Docentes da Ufpi e Uespi receberam a presidente com faixas e encenação.
Dilma Roussef cumpre agenda em Teresina e Parnaíba nesta sexta-feira (16)



Professores e servidores das Universidades Federal e Estadual do Piauí receberam a presidente Dilma Roussef com protestos, em Teresina, nesta sexta-feira (16). A presidente chegou ao Piauí por volta da 14h30 para cumprir agenda em solo piauiense. Os docentes se reuniram em frente ao auditório do Teresina Hall, onde ocorre a formatura de 1.300 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Com faixas e cartazes, os professores pedem mais investimento para as duas universidades e com palavras de ordem afirmam que durante a Copa, o Brasil vai parar.

O protesto foi feito com bom humor. A professora Elziene Lilian, da Ufpi, foi fantasiada de Dilma, incluindo roupa e faixa presidencial. Simbolizando a falta de investimentos, os docentes realizaram uma encenação na qual eles abordavam a gestora com pedidos e reinvindicações, ao que a personagem respondia de forma negativa. “Não negocio com ninguém da Uespi ou Ufpi”, dizia a mulher fantasiada.
Apesar dos protestos, a chegada da presidente foi tranquila. A cerimônia de entrega de diplomas do Pronatec é realizada em uma casa de shows de Teresina.

A presidente Dilma Rousseff faz ainda nesta sexta-feira (16) a entrega de 982 casas do Programa Minha Casa Minha Vida na cidade de Parnaíba, Litoral do Piauí. As famílias sorteadas serão contempladas com unidades de três empreendimentos: Esplanada do Rosápolis 1, Caminho do Rosápolis 1A e Caminho do Rosápolis 1B, no bairro Rosápolis. Após a entrega, o local passará a ser chamado apenas de Residencial Dom Rufino. Esta é a terceira visita da presidente ao estado e a primeira à cidade que é porta de entrada para o Delta do Parnaíba, único das Américas.
Atenção: se você não entendeu a piada, saiba que as piadas do louro são muito ruins!
Comentário:
O fato de o Brasil ter MUITOS protestos, está fazendo dele um país violento. Apesar de algumas manifestações serem totalmente pacíficas e bem intencionadas, outras são para destruir veículos, casas e ruas. Mas Dilma também está errada. O protesto dos professores foi porque não receberam o suficiente, ou por falta de recursos. Felizmente foi um protesto bem humorado. Diferente de alguns em 2013, que quase incendiaram o congresso nacional. Nosso país é adolescente. Tem muitos desafios pela frente. Quem protesta com violência só está perdendo.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Assunto: Saúde e Bem estar - 2° bimestre

12/05/2014 10h35 - Atualizado em 12/05/2014 11h30

Consumo de álcool matou 3,3 milhões de pessoas em 2012, diz OMS

Cálculo incluiu mortes por câncer até mortes por violência.
Pessoas que bebem consomem, em média, 17 litros de álcool puro por ano.


"Mais precisa ser feito para proteger populações das consequências negativas à saúde por conta do consumo de álcool", disse Oleg Chestnov, um especialista da OMS em doenças crônicas e saúde mental. Para ele "não há espaço para complacência".
Mais de 3 milhões de pessoas morreram em decorrência do consumo de álcool em 2012, por causas que variaram desde câncer até a violência, informou nesta segunda-feira (12) a Organização Mundial da Saúde (OMS), fazendo um pedido para que governos façam mais esforços para limitar esses danos.
Chestnov alertou que beber demais mata mais homens do que mulheres, eleva o risco de desenvolver mais de 200 doenças, e ocasionou a morte de 3,3 milhões de pessoas em 2012.
Em média, segundo relatório da OMS, cada pessoa no mundo com 15 anos ou mais bebe 6,2 litros de álcool puro por ano. Mas menos de metade da população - 38,3% - bebe. Ou seja, aqueles que de fato bebem consomem uma média de 17 litros de álcool puro por ano.
"Descobrimos que, mundialmente, 16% daqueles que bebem participam de episódios de consumo pesado, que são o mais danosos à saúde", afirmou Shekhar Saxena, diretor de saúde mental e abuso de substâncias da OMS.
Pessoas mais pobres são geralmente as mais afetadas pelas consequências sociais e à saúde ocasionadas pelo uso do álcool, disse ele. "Elas frequentemente carecem de cuidados à saúde de qualidade e são menos protegidas por redes funcionais de família e comunidade".
O relatório global sobre álcool e saúde cobriu 194 países e observou o consumo de álcool, seus impactos na saúde pública e repostas de políticas de combate.
O estudo descobriu que alguns países estão reforçando suas medidas para proteger as pessoas do consumo exagerado. Elas incluem o aumento de impostos sobre o álcool, a limitação da disponibilidade do produto por meio da imposição de limites de idade e a regulamentação da divulgação.
Globalmente, a Europa tem o maior consumo de álcool por pessoa. A OMS disse que a análises de tendências globais mostra que o consumo tem sido estável nos últimos cinco anos na Europa, na África e nas Américas. Mas tem crescido no Sudeste Asiático e na região ocidental do Pacífico.
Comentário:   
A cerveja pode ser boa, pode melhorar o humor e pode até, fazer esquecer de desilusões amorosas. Mas há um " monstrinho " mau na cerveja. O Álcool! É como o açúcar no refrigerante, mas bem pior. Tem gente que diz que tomar cerveja sem álcool não tem problema nenhum. Não é bem assim. Muitas coisas mais leves podem ser a preparação para coisas mais pesadas, como jogar jogo de video game violento e depois aprender a matar como no jogo, e como tomar cerveja sem álcool para no futuro tomar cerveja com álcool. E além de fazer mal ao organismo a cerveja nos vicia e nos embriaga causando acidentes de carro ou coisas do tipo.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Assunto: Cultura - 2° bimestre

01/05/2014 09h55 - Atualizado em 01/05/2014 09h57

Personagens de Star Wars 'invadem' as ruas em evento turístico na Tunísia

Parada do escritório nacional de turismo foi realizada na capital Túnis
Nação foi um dos cenários para gravação dos longas da franquia.

Do G1, em São Paulo
Um “exército” de pessoas fantasiadas como personagens do filme “Star Wars” invadiram as ruas de Túnis, capital da Tunísia, durante um evento turístico na região.
Organizado pelo escritório nacional de turismo do país, a parada contou com a aparição de soldados stormtrooper e até com Darth Vader, antes da exibição dos filmes da franquia.
O evento foi realizado para lembrar que a Tunísia foi um dos locais escolhidos como cenário para algumas cenas para os longas.
Acompanhado da Guarda Real do Emperador, Darth Vader desfila pelas ruas de Tunes, na Tunísia (Foto: Zoubeir Souissi/Reuters)


Comentário:

Falando sério, eu adoraria estar lá.  Sou fã de Star Wars. Me sentiria dentro do filme se estivesse nesse evento. Gosto tanto que lembo o nome dos personagens primários, secundários e terciários. Ficção é um tipo legal de filme porque mostram coisas totalmente diferentes do dia a dia, como o sabre de luz ( que estou louco para inventarem um). Se bem que Star Wars é um terço de ficção: Por causa das criaturas estranhas que aparecem no filme como Jabba the hutt e Bib Fortuna, um terço de ação: Por causa das guerras de sabres de luz e de naves como x - wings e Tie Fighters  e um terço de suspense: Por causa da respiração forte de Anakin Dart Vader ou o olhar de Imperador Palpatine. Recomendo que vejam este filme se ainda não viram.

Assunto : Mundo - 2° bimestre

Japonês é preso por possuir armas feitas em impressora 3D

Duas das armas tinham capacidade de matar ou ferir pessoas.
Segundo a polícia, homem disse que fez armas em casa.

Da Reuters
1 comentário
Armas de plástico feitas em impressora 3D foram apreendidas com japonês; homem de 27 anos foi preso (Foto: Kyodo News/AP)Armas de plástico feitas em impressora 3D foram apreendidas com japonês; homem de 27 anos foi preso (Foto: Kyodo News/AP)
Um japonês de 27 anos foi preso nesta quinta-feira (8) por possuir ilegalmente armas portáteis feitas em uma impressora tridimensional, disse a imprensa local, marcando o primeiro caso do tipo no Japão, uma país que se orgulha de sua baixa taxa de criminalidade.
A polícia descobriu, em abril, cinco armas de plástico e uma impressora 3D na casa do suspeito em Kawasaki, sul de Tóquio.
Ficou provado depois que duas das armas eram capazes de matar ou ferir pessoas, embora não tenha sido encontrada munição na casa do suspeito, de acordo com a emissora pública NHK.
A polícia também encontrou manuais de fabricação de armas de mão no computador pessoal do suspeito. Acredita-se que esses manuais tenham sido baixados da Internet, segundo a NHK.
"Eu fiz as armas com uma impressora 3D em casa. Não achei que fosse ilegal", teria dito o suspeito à polícia, segundo a NHK. Um porta-voz da polícia de Kanagawa, que tem jurisdição em Kawasaki, não quis comentar o caso.
Comentário:
Não me surpreendo, pois os japoneses criam tantas coisas malucas, que podem até imprimir uma metralhadora ou uma bazuca. O que acho incrível é uma impressora que imprime em três dimensões.
Só o programa que serve para criar o objeto impresso já é coisa de outro planeta. ( E esse planeta se chama Japão) Só falta as mulheres tirarem seus filhos de uma impressora. 
Voltando ao assunto, estas armas podem machucar, mas a polícia poderia aproveitar a ideia, e fabricar estas armas para substituir balas de borracha, afinal , estas tem o mecanismo muito menos complexo que uma arma com balas de borracha usada pela polícia.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Assunto: Te contei? - 2° bimestre

Não sei se você sabe, mas eu adoro coisas que incluem ciência, física, e química. No " Te contei? " do bimestre passado falei sobre meu site preferido que é o Manual do Mundo que fala muito sobre experiencias de física e química, mas na televisão também há um programa que é meu programa preferido. Acho que jáa deve ter ouvido falar sobre os Caçadores de Mitos ou Mythbusters. São cientistas super loucos que fazem testes  sobre mitos populares, como: O barco de Pikrete, O balão de chumbo, Bala atirada vs bala largada e muitos outros. Mas o que mais adoram fazer é provocar explosões com diversos tipos de explosivos como: C4, pólvora, anfo, dinamites, etc... 
 Os Mythbusters são cinco: Adam Savage, Jamie Hyneman, Tory Bellecci, kari Byron , Grant Imahara e o boneco de testes que chamaram de Buster.

Antes de ser Caçadores de mitos eles trabalhavam assim:

Jamie: Capitão de barco, mergulhador,cozinheiro, mecânico, linguista e construtor de modelos.

Adam: Um grande " faz - tudo"

Tory: Construtor de modelos, e já trabalhou na industria Light & Magic de George Lucas

Kari: Atriz, escultora e pintora

Grant: Especialista de mecanica e controle por rádio que operava o robô R2 - D2 no filme Star Wars.

Buster: Bate a cabeça em tudo que é lugar.

Juro que não copiei isso de lugar nenhum. Eu apenas assisti os episódios milhares de vezes, pois gravo todos que passam. E os Mythbusters  me inspiram a fazer, o que eu faço todo dia. Criar mini - robôs, Efeitos  em vídeos, e modelos. 

Assunto: Ciências - 2° Bimestre

05/05/2014 20h30 - Atualizado em 05/05/2014 22h13

Sangue jovem pode 'rejuvenescer' cérebro de camundongo velho, diz pesquisa

Camundongo velho que recebeu sangue jovem teve melhora na memória.
Proteínas presentes no sangue jovem são responsáveis por fenômeno.

Do G1, em São Paulo
Componentes do sangue de camundongos jovens têm a capacidade de reduzir os efeitos do envelhecimento no cérebro de camundongos mais velhos.
A descoberta é de uma pesquisa publicada neste domingo (4) pela revista "Nature Medicine", que mostrou que a capacidade de aprendizado, a memória e as funções neuronais de roedores mais velhos são "turbinadas" quando eles recebem uma injeção contendo plasma do sangue de um camundongo jovem.
Em um dos experimentos, os pesquisadores estudaram pares de camundongos cujos sistemas circulatórios haviam sido conectados por meio de uma cirurgia. Chamados de parabióticos, esses roedores passam a compartilhar o mesmo sangue.
Em seguida, fizeram uma comparação entre os camundongos velhos unidos a um par jovem em relação aos camundongos velhos unidos a um par igualmente velho. Foram encontradas diferenças relevantes na anatomia, na bioquímica e na atividade elétrica do hipocampo, região cerebral importante na formação de certos tipos de memória.
O hipocampo dos roedores velhos unidos a pares jovens passou a se assemelhar mais com o hipocampo de um roedor jovem. Nesses animais, foi identificada a presença de uma maior quantidade de substâncias produzidas durante o processo de aprendizado, por exemplo.
"Foi como se os cérebros velhos fossem recarregados pelo sangue jovem", disse o pesquisador Tony Wyss-Coray, professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e um dos autores do estudo.
Em outro experimento feito para o mesmo estudo, o plasma do sangue de camundongos jovens foi injetado em camundongos mais velhos, que passaram posteriormente por testes para medir suas habilidades em tarefas que exigiam o uso da memória. Aqueles que receberam sangue jovem se deram melhor nos testes, em comparação com aqueles que receberam sangue de outros roedores velhos.
“Há fatores presentes no sangue de camundongos jovens que podem recarregar o cérebro do camundongo velho, de maneira que ele funcione mais como o de um jovem”, disse Wyss-Coray. “Estamos trabalhando intensamente para descobrir quais são esses fatores e de quais tecidos exatamente eles originam”.
A hipótese é que existam proteínas presentes no sangue jovem que são responsáveis pelo "rejuvenescimento". Prova disso é que o plasma jovem submetido a altas temperaturas antes de ser injetado no camundongo velho não teve o efeito "rejuvenescedor". Isso porque o calor danifica as proteínas do sangue.
Os pesquisadores lembram que ainda não é possível saber se a estratégia vale também para humanos. Mas, caso os mesmos resultados sejam constatados em humanos, essa pode ser uma nova abordagem no tratamento de demências como o Alzheimer.
"Mostramos que pelo menos alguns danos à função cerebral relacionados à díade são reversíveis. Eles não são definitivos", diz o pesquisador Saul Villeda, principal autor do estudo.
Comentário:
A história que diz que Ponce de Leon encontrou a fonte da juventude, foi comprovada cientificamente. Mas ao invés de água, é sangue. Não consigo pensar como os cientistas conseguiram melhorar a memória de um camundongo apenas com uma transfusão. Mas se conseguiram fazer isso em um roedor, talvez lá em 2090 consigam curar o Alzheimer de um ser humano. Seria bom. Tudo o que os mais velhos querem agora é ter um cérebro  mais novo. Mas de qualquer forma eu acho meio "cruel" fazer estes experimentos com os animais, porque os cientistas pensam que se o experimento der errado, não importa. Pelo menos é um camundongo e não uma pessoa. Ou talvez eles se garantem muito...