quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Assunto: Política - 4° Bimestre

29/OCT/2013 ÀS 18:56
13
COMENTÁRIOS

 Político diz que "mendigo devia virar ração para peixe"

“Mendigo deveria virar ração para peixe”. Parlamentar ataca moradores de rua e defende pena de morte e volta da censura; assista ao vídeo

Um vereador do município de Piraí, localizado no sul do Rio de Janeiro, causou polêmica ao defender a aprovação de um projeto de lei que proíbe moradores de rua de votarem. Durante uma sessão comemorativa dos 25 anos da Constituição Federal, José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PTdoB), disse que mendigo não deve votar, mas virar “ração para peixe”.


“Mendigo não tem de votar. Não faz nada na vida. Não tem de tomar atitude nenhuma. Aliás, acho até que deveria virar ração para peixe. A gente trabalhando feito maluco. Não dou nada pra mendigo. Se quiser, vai trabalhar”, afirmou. “Todo mundo tem de trabalhar. Eu levanto cedo. Por que mendigo tem de votar? Não tem de votar mesmo, não”, acrescentou.
O vereador não se deu por satisfeito com a polêmica. Defendeu ainda outros dois pontos controversos: a adoção da pena de morte e a retomada da censura. “Deveria haver pena de morte. Ah, vai matar inocente? Não vai. Ainda que matasse, ia morrer muito menos inocente do que morre hoje. Se um bandido soubesse que ia ser morto, com certeza, ia pensar mais um pouquinho antes de fazer as coisas”, disse, antes de defender que seja dado um “tiro na testa” do traficante Fernandinho Beira-Mar.
Russo classificou como “ridículo” o fim da censura no país, decretado com a redemocratização do país nos anos 1980. “As novelas passam gente transando escandalosamente na frente das crianças. Não se pode liberar tudo. É ridículo acabar com a censura. Lógico que não a censura como existia, falar do jeito que pensa”, declarou o vereador de 48 anos, eleito em 2012 com 322 votos. O discurso foi feito no plenário da Câmara Municipal de Piraí no último dia 8. O vídeo foi publicado no perfil de uma rede social administrado pela própria Casa.
Comentário: Toda pessoa é digna de respeito, inclusive os mendigos. Os políticos, ao invés de ignorá-los deviam ajudar. Os políticos de verdade fazem isso. Mas acho que se ele falou que os mendigos deviam ser comida para peixe não dá pra saber se estava elogiando ou desprezando porque os peixes não vivem sem a ração. Então os mendigos podem se considerar importantes...

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Assunto: Educação - 4° Bimestre


  atualizado às 15h35

Professor pede que alunos escrevam redação como se fossem suicidas

Professor pede que alunos escrevam redação como se fossem suicidas



Um professor francês que pediu que seus alunos escrevessem uma redação como se fossem suicidas, foi suspenso nesta segunda-feira, pela entidade em que lecionava como medida de precaução, enquanto aguarda a conclusão da investigação que foi aberta.
"Vocês acabam de completar 18 anos e decidiram colocar um fim em suas vidas. A decisão parece irrevogável. Antes deste último impulso, escrevam as razões de seus gestos. Ao fazer um autorretrato, descreva todo o asco que sentem de vocês mesmos. Seus textos lembrarão alguns elementos de suas vidas que causam essa sensação", pediu aos alunos.
Os estudantes do terceiro ano do instituto Montmoreau receberam o trabalho em 22 de outubro, mas a polêmica ficou conhecida quando os pais de alguns alunos reclamaram para a direção da entidade e mandaram uma cópia da redação ao jornal Charente Libre.
"É indignante que um professor proponha um tipo de temas destes para crianças de 13 e 14 anos. Não temos costume de questionar o que acontece na escola, mas tudo tem limite. Qual será o próximo tema? O que você vai sentir quando se drogar?", disseram os pais nas cartas.
O jornal lembra que o suicídio é a segunda causa de mortalidade entre os jovens e aponta que, embora a maioria dos pais acredite que é normal que se trate desses temas em aulas, considera que a forma escolhida não foi adequada.
Os testemunhos recolhidos entre os alunos oscilam entre a surpresa por terem de escrever sobre um tema que, segundo eles, não foi precedido por debate ou explicações e a atitude daqueles que recorreram à imaginação para cumprir com o pedido.
"Eu escrevi sobre uma menina que não se sente nada bem consigo mesma, muito gorda, que todo mundo rejeita, inclusive seus pais", disse uma das alunas, que não quis se identificar e que assegurou que o tema não incomodou.
Antes que o professor fosse suspenso de forma cautelar, o diretor dos serviços departamentais de educação nacional, Jean-Marie Renault, antecipou que um fato deste tipo não pode ser "deixado de lado" e que as denúncias, se confirmadas, terão consequências.
Comentário: O homem é louco gente. Mas é criativo. E pra mim as pessoas loucas são as melhores. A criatividade é um critério muito importante das pessoas. Mas os alunos devem ter achado o assunto muito estranho. Aposto que nenhum deles pensou em ser um suicida na vida. Acho que foi por isso que o professor passou a redação. Ele gostaria de despertar  nos estudantes uma coisa que nunca haviam pensado antes. Isso estimula muito a criatividade deles. E também parece ser um assunto divertido. Não quero dizer que gostaria de ser um suicida, mas sim despertar a idéia de como seria.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Assunto: Te contei? - 4° Bimestre

Desde pequeno eu me interessava muito sobre o cérebro humano. É realmente um universo inteiro dentro do crânio. Esta maravilhosa máquina sabe tudo o que acontece fora da cachola por meio dos sentidos. Existem nele mais de 3.000.000 de neurônios. Nós levaríamos no mínimo uns 3.000 dias para contá-los. Me interessei muito pelo programa Truques da mente do canal Natioanal Geographic.  Gostei tanto que gravei todos os programas para assistir quase TODO DIA! Lá mostra as perfeições e imperfeições que o cérebro apresenta, como ele reage e funciona, além de fazer muitos truques que te deixa impressionado. Eu gostaria de mostrar o programa mas como ele não está na internet, eu resolvi fazer algumas animações que representam alguns dos testes, que usarei para manipular seu cérebro.


Teste 1 -

Veja a imagem e conte o número de patos que aparecem. Pronto? VAI!

  

Pareceu bem fácil né? Não parece. É praticamente fácil. Mas agora olhe a MESMA imagem e procure coelhos. Percebeu? Se não viu nenhum coelho veja que os bicos dos patos também pode ser orelhas de coelho. Mas se eu falei para você achar patos você apenas encontra patos. Você não iria falar:
- Aquilo é mesmo um pato? Os comerciantes e marqueteiros usam essa técnica para manipular sua mente e fazer você comprar o produto.

O próximo é um teste de percepção!

Teste 2 -

Leia o texto a seguir:

0B53RV3 QU3 N0 C0M3Ç0 V0C3 T3M UM P0UC0 D3 D1F1CULD4D3 P4R4 5UB5T1TU1R 05 NÚM3R05 P0R L37R45 , M45 D3P015 D3 C0N5EGU1R L3R S3I5 0U 53T3 P4L4VR45 V0C3 S3 4C05TUM4 3 L3 TUD0 53M N3NHUM 35FORÇ0.

Conseguiu substituir os números por letras? A maioria das pessoas no início esforçam a mente para    pensar: aquele número se parece com que letra? Mas depois o cérebro não precisa mais analisar todos os números e letras. Ele entende a palavra como um todo.

Teste 3-

Olhe para a cruz no centro da imagem:

Você, quando olha  para a cruz vê um ponto verde correndo pelos pontos rosas. Agora tente seguir o ponto verde. Ele não existe. Isso acontece porque a cor negativa do rosa é o verde. quando você olha para o centro um ponto some mas a cor negativa fica. Isso acontece seguidamente e você tem a ilusão que existe um ponto verde correndo

.Teste 4 - Olhe a imagem e me responda. Se o ônibus andasse para frente pra que lado ele iria?Percepção vs. Cérebro
Porque é tão difícil responder. Saiba que qualquer criança menor de dez anos descobriria. Não é porque as crianças são mais inteligentes. É porque elas conhecem um ônibus melhor que ninguém. E também porque um adulto não está acostumado a ver um desenho simples como esse. A resposta é: Ele iria para a esquerda. Porque será? Os dois lados são completamente iguais. É só usar a lógica. A porta dos ônibus fica na frente á direita do motorista. Então deduzimos que a porta está do outro lado do desenho mas se o motorista estivesse á direita a porta estaria aparecendo. É difícil de entender né? Mas isso mostra que o cérebro, mesmo vendo um ônibus todo dia, esquece como ele é de verdade. Você usa casaco todo dia mas não deve saber como funciona um zíper. Um especialista no assunto visitou uma universidade e pediu para alguns estudantes desenharem bicicletas . E mesmo conhecendo muito bem uma bicicleta eles sempre erram alguma coisa. Observe as bicicletas desenhadas:
 Teste 5 - Qual delas funcionaria perfeitamente?
Percepção vs. Cérebro

A letra A  mostra uma bicicleta com uma barra a mais na roda que impede as curvas.
A letra B  Mostra uma bicicleta que está totalmente ao contrário
A letra C nem tem lugar para os pedais
Se você disse que a correta é a letra D muito bem. Você conhece uma bicicleta.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Assunto: Cultura - 4° Bimestre


02/10/2013 17h38 - Atualizado em 02/10/2013 18h32
Universitários distribuem gibis para incentivar a leitura, em Manaus
Evento está programado para ocorrer na noite desta quarta, na Ponta Negra.
Também serão doados sacos de lixo para incentivar a limpeza da praia.
Do G1 AM


Para incentivar a leitura, universitários vão promover uma distribuição, gibis na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, na noite desta quarta-feira (2). A iniciativa, intitulada "Dia da Gentileza", integra a programação da Global Days of Service. O evento internacional tem como objetivo unir estudantes e professores em prol da comunidade.
Além da distribuição de gibis, os estudantes da Uninorte Laureate vão entregar sacos de lixo para incentivar a limpeza da praia. A ação também busca incentivar a leitura com o início do projeto bookcrossing, que consiste em deixar um livro em local público para ser encontrado, lido e repassado da mesma forma pelo leitor.
De acordo com Antônio Geraldo Harb, diretor da Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) do centro universitário, a ação representa uma contribuição da academia para a sociedade. "Precisamos ter uma sociedade com qualidade de vida. Isto só se faz com educação de massa. Se faz necessário sensibilizar a sociedade para temas importantes, como o da responsabilidade social e ambiental", destacou.
Nesta quarta, programação terá início ás 19h. As ações seguem até a próxima quinta-feira (4), com passeio pelo zoológico, sessão de cinema com os idosos da Fundação Dr. Thomas e entrega de donativos ao Asilo Lar São Vicente de Paula.

Comentário: Isso sim é uma ótima ação e um ótimo incentivo para as crianças aprenderem a ler mais e melhor. É raridade ver uma pessoa lendo hoje, e um ótimo jeito de incentivá-las a isso é dando gibis e livros para interessarem-se mais no assunto, e na maioria das vezes eles até podem melhorar nos estudos por causa disso. Eu gosto de ler. principalmente gibis.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Assunto: Ética e Cidadania - 4° Bimestre

PProfessor bate na cara de aluno no Japão

Um treinador de vôlei deu vários tapas em um adolescente em uma escola. Um vídeo amador publicado na internet registrou o momento da agressão.
Comentário: Bullyng, bullyng total. Bullyng puro, purinho. Esse professor não devia ser respeitado como um professor, e sim como um mal feitor. Que tipo de pessoa bate em seu próprio aluno? Dizem que o professor não prescisa se curvar para o Imperador no Japão. Com exessão deste claro. Pelo  contrário,.isso é um grande exemplo de falta de ética e cidadania. Professores deveriam ensinar a sermos contra a violência e não a favor...

domingo, 20 de outubro de 2013

Assunto: Saúde e Bem Estar - 4º Bimestre

Edição do dia 06/10/2013
06/10/2013 15h36 - Atualizado em 06/10/2013 15h36

Cresce a cultura do adoçante e a de não 



gostar de água


Urina muito concentrada mostra que a pessoa não está bem hidratada.


Endocrinologista chama atenção para o uso indiscriminado de adoçante.

Mais de 60% do corpo humano de um adulto é composto de água. Por falta de tempo ou de hábito, muita gente passa horas, às vezes, um dia inteiro sem beber água. E há aqueles que não lembram que água é o mais indicado para matar a sede e exageram nas bebidas adoçadas artificialmente.
A endocrinologista Isabela Bussade foi entrevistada pelo GloboNews Saúde e chama atenção para o uso indiscriminado de adoçantes: “A gente vê, principalmente, o adolescente abusando. A cultura do adoçante e de não gostar de água está começando a existir. Isso não pode acontecer. Água é saudável e em hipótese alguma devemos permitir ou censurar esse consumo deliberado de líquidos”.
Segundo Isabela, o consumo de água é importante para manter nosso fluxo de sangue no organismo, uma boa hidratação celular. “É o momento que se retira toxinas, é importante para manter bom filtro renal. Dependendo da altura, peso, taxa de filtração do rim, a média seria de cinco copos grandes de água por dia. Não devemos esperar a sede para beber água. A urina muito concentrada mostra que a pessoa não está bem hidratada. A adequada tem que ser amarelo clarinho”, alerta a endocrinologista.
O exagero de adoçantes vem ocorrendo ao longo da última década. A grande mudança quando surgiram os adoçantes foi sensação de que os líquidos adoçados de forma artificial poderiam ser consumidos de forma livre. “Isso não é verdade. Na medida em que você tira o açúcar do líquido, é lógico que o líquido passa a ter densidade calórica menor, o que é desejável. Mas não significa que  você pode consumir livremente”, alerta Isabela.
A especialista explica que prescreve adoçante artificial para o paciente com diabetes, que tem que ter controle em termos de absorção de açúcares: “Para o paciente com diabetes, realmente é uma recomendação universal, é consenso tanto no Brasil como lá fora. Mas, mais uma vez, poder usar não significa que ele vai poder livremente utilizar grandes volumes”.
O paciente que entra num regime pouco calórico vai precisar reduzir calorias. Culturalmente, no Brasil, se utiliza adoçantes, mas em alguns países, como na Espanha, a pessoa é orientada a reduzir o volume daquele líquido, mesmo com açúcar. Numa dieta na Espanha ou em outros países, a pessoa é orientada a tomar um copo de suco com um pouco de açúcar. “Pequenas quantidades, quatro gotinhas no cafezinho, não tem o menor problema. O grande consumo que deve ser evitado”, explica a endocrinologista.
Comentário: Concordo plenamente  que devemos dar mais atenção a água do que em qualquer outro líquido. Os sucos muitas vezes levam produtos químicos  para serem mais comercializados e refrigerantes tem conservantes, corantes, acidulantes, e muitos outros "antes" além de ter MUITO açúcar  então apenas a água é o líquido superior a todos os outros. É claro que dá uma preguiça de tomar três litros de água por dia, mas é necessário né...

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Assunto: Ciências - 4° Bimestre

Com ajuda do filho adolescente, cientista cria espécie de "capa da invisibilidade"

Físico americano e filho de 14 anos gastaram apenas US$ 150 com toda a pesquisa. Vídeo demonstrativo já foi visto quase 250 mil vezes no YouTube

REDAÇÃO ÉPOCA
Enviar por e-mail
|
Imprimir
|
Comentários
Com ajuda do filho de 14 anos, cientista John Howell cria espécie de "capa da invisibilidade" (Foto: Reprodução)
Com ajuda do filho de apenas 14 anos, um cientista da Universidade de Rochester, nosEstados Unidos, criou um sistema que lembra uma “capa da invisibilidade”, capaz de esconder objetos inclusive grandes (como uma criança). Segundo o autor, o professor de física John Howell, o dispositivo é simples e de baixo custo, mas funciona de forma “surpreendentemente eficaz”. O experimento foi publicado no site arXiv, que funciona como um arquivo online para estudos científicos.
O sistema desenvolvido pela família Howell é composto de três dispositivos. O primeiro é feito de acrílico e dispõe recipientes cheios de água em formato de L. O segundo utiliza quantro lentes (que custam apenas US$ 3 cada) para criar uma camuflagem óptica. E, por último, o terceiro conta com um conjunto de espelhos, sistema muito utilizado por mágicos em seus truques. Segundo o cientista, o orçamento total do experimento foi de US$ 150.
Juntando os dispositivos, o sistema consegue fazer algo como “curvar” a luz em um determinado espaço e esconder um objeto. O ponto negativo da invenção de Howell é que ela só funciona a partir de um ângulo, assumindo que o observador não sairá do lugar. Ainda assim, é muito mais avançado do que outros experimentos semelhantes apresentados anteriormente por outros cientistas.
De tudo, o mais impressionante é o vídeo publicado pela Universidade de Rochester para exemplificar o projeto, visto quase 250 mil vezes no YouTube: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oJb9Rn
Comentário: Nem Frued explica essa. É absolutamente impossível aos nossos olhos mas na vida real isso existe! Eu tenho certeza que muita gente não acredita. Poderia ser Photoshop, ou um efeito usando câmeras. Mas eu acredito. Tudo é possível usando - se ciência e tecnologia. Adorei. Pode ser bem útil para o esconde esconde... 

domingo, 29 de setembro de 2013

Assunto: Mundo - 4° Bimestre

Dubai abre estação de esqui no deserto

02 de dezembro de 2005  16h27  atualizado às 18h24


Parque de esportes na neve é o maior dentro de um espaço fechado. Foto: AP
Parque de esportes na neve é o maior dentro de um espaço fechado
Foto: AP
inaugurado nesta sexta-feira em pleno deserto, em Dubai, no Golfo Pérsico.
  • O parque foi construído sobre dunas e as pistas serão cobertas com neve durante todo o ano.
    Há pistas de diversos graus de dificuldade, teleférico e cadeirinhas, tudo como qualquer estação de esqui.
    A área coberta de neve é equivalente a três campos de futebol e as pistas foram construídas dentro de um tubo gigante de metal, a uma altura de cerca de 25 andares.
    O parque tem também pistas para tobogã na neve, trenó e uma escola de esqui.
    Máquina de neve
    Qualquer pessoa que quiser esquiar terá que comprovar sua capacidade antes de ter permissão para começar a praticar.
    A roupa e o equipamento completo serão fornecidos como parte do preço da entrada, US$ 35 (R$ 77,60).
    Isso inclui casacos pretos estofados que vão até o joelho para os árabes que preferem usar kandoura, a roupa tradicional, para visitar o parque. No entanto, é proibido usar os vestidos tradicionais para esquiar.
    A neve é feita com um canhão de alta pressão que joga água na atmosfera mantida em temperaturas em torno de zero por refrigeradores situados acima e abaixo das pistas.
    Até agora, Dubai era um dos destinos para turistas que procuravam praias e calor.
    As pistas de esqui devem se tornar um lazer bastante procurado pelos residentes no país, especialmente durante o verão de Dubai, quando a temperatura pode passar dos 40º C.
    Comentário: Isso é mesmo incrível. Como conseguem fazer algo tão gelado em um lugar tão quente. Seria uma boa ideia criar uma praia com areia e tudo no Polo Sul. O interessante é a criatividade. Quem imaginaria em construir uma estação de esqui num deserto. Outra coisa impressionante é como eles conseguem levar tantas toneladas de neve para lá. Conseguiram construir o portal que separa a temperatura super quente da congelante.
  • quinta-feira, 5 de setembro de 2013

    Assunto: Te contei? - 3º Bimestre


    Você já viu meus desenhos? Todos dizem que são perfeitos. Eu não quero me exibir mas devo concordar. Acho que está no sangue. Meu bisavô, meu pai, meu tio e outros desenhavam bem. Mas eu sou o único que é canhoto na família inteira, e também sou o único que fez aula de desenho. Devo ser descendente de pintores renascentistas. Veja alguns:



    Acho que sou um pouco parecido com o Leonardo da Vinci, porque também adoro anotar invenções no papel, Olhe uma delas:


    Desde pequeno eu desenhava. Desde bem pequeno MESMO! Foram muitos rabiscos como todo primeiro desenho mas minha mãe disse que segurei o lápis perfeitamente.


    Quem é hábil no desenho pode ter várias profissões como: Pintor, Arquiteto, Engenheiro, grafiteiro, Professor de desenho, mas eu quero ser quadrinista. Já fiz uns gibis meio desajeitados com um personagem que inventei. Felipe, a formiga. Quando entrei na aula de desenho descobri muitas ouras coisas para fazer em um gibi. Tomara que eu consiga. Aqui tem o link de um blog que eu fiz ensinando a desenhar:

    http://manualsuperdesenhos.blogspot.com.br/

    Assunto: Educação - 3° Bimestre

    Enem: MEC publica exemplo de redação nota 1.000 com erro de português 



    Trecho de redação com nota máxima no Enem 2012 tem erro de português
    O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quinta-feira (5) o Guia do Participante – A Redação no Enem 2013. Entre os cinco exemplos de redações nota 1.000 (pontuação máxima), aparece um texto com falta de acento na palavra "espanhóis" – o candidato escreveu a mesma palavra três vezes, duas certas e a última errada.
    POLÊMICAS EM 2012
    •  
    Candidato escreve receita de miojo na redação do Enem e tira nota 560
    •  
    Redação com hino do Palmeiras tira nota 500 no Enem 2012
    Segundo o material, "o texto demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal e não apresenta problemas linguísticos, a não ser a falta de acento em 'espanhóis', sem reincidência em inadequações de grafia".
    Em coletiva de imprensa realizada para a apresentação do guia, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que esse foi um erro excepcional e que o texto tem todas as características de uma boa redação, merecendo a nota. O ministro também acrescentou que a correção das redações do Enem 2013 será mais rigorosa.
    Em outra redação, o candidato errou a concordância do verbo "atrair": "Nos últimos anos, a mudança na economia e o novo espaço que o Brasil tem conquistado no cenário internacional atraiu trabalhadores e turistas (...)". O correto seria usar o verbo no plural.
    No material, o MEC apresenta outras duas redações nota 1.000 com algum erro de português.
    O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Luiz Claudio Costa, disse que o guia tem fins pedagógicos: "O candidato vai ficar de olho nisso para não errar".
    Uma dúvida que muitos estudantes ainda apresentam sobre a redação é se ela precisa de um título ou não. De acordo com Mercadante, colocar título na redação do Enem não é obrigatório. 

    Comentário: Esses professores deviam ter mais atenção ao corrigir essas provas do Enem. Pelo caso das redações do miojo, ou do hino do Palmeiras, pois isso é um grande critério das provas. CRIATIVIDADE. Mas no caso do erro de português é totalmente ao contrário. Deveriam tirar pontos, mas ao invés disso deram a nota máxima. Não é constrangedor? As provas do Enem são extremamente importantes, e é falta de zelo dos professores. Apesar da falta de atenção do aluno, o professor também errou. Tomara que tomem mais cuidado.


    Assunto: Ética e Cidadania - 3º bimetre

     Câmara dos Deputados mantém mandato de Natan Donadon
    Data de divulgação
    28.ago.2013
    O plenário da Câmara rejeitou em 28.ago.2013 o processo de cassação do mandato do deputado Natan Donadon (ex-PMDB), de Roraima, condenado a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e peculato e preso desde 28.jun.2013 na Penitenciária da Papuda, em Brasília, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
    Em votação secreta, 233 deputados votaram a favor da cassação, 24 a menos que os 257 exigidos. Além das 41 abstenções, 131 votaram a favor da absolvição de Donadon, que foi autorizado pela Justiça a se defender em plenário. Após a votação, Donadon retornou ao presídio.
    Donadon havia sido condenado pelo STF em 2010 a 13 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e peculato. No entanto, ele recorreu da decisão e continuou exercendo normalmente o mandato na Câmara dos Deputados.
    Em janeiro de 2013, o procurador-geral da República Roberto Gurgel pediu sua prisão, autorizada 6 meses depois pelo Supremo. Donadon se entregou à Polícia Federal, em frente a um ponto de ônibus em Brasília
    Em uma tentativa de escapar da condenação imposta pelo STF, Donadon renunciou ao mandato em 2010, escreveu "O Globo". Apesar disso, o Supremo manteve o foro especial e condenou o deputado quando ele já estava reeleito para a legislatura 2011-2015 e de volta à Câmara.
    Outro lado

    O advogado Nabor Bulhões, que assumiu o caso de Donadon depois da condenação em 2010, disse à "Folha" que estuda pedir ao STF um recurso chamado de revisão criminal, que pode ser proposto contra decisões já efetivadas.

    Comentário: Que falta de Ética! Aqueles que deveriam dar o exemplo fazem uma coisa dessas. Preservam o mandato de uma pessoa que está presa por roubar. Eles deveriam ter caçado o mandado do deputado Donadon por unanimidade , para mostrar que no congresso não há lugar para corruptos. Porém parece que não é isto. 

    segunda-feira, 2 de setembro de 2013

    Assunto: Política - 3º bimestre

            Documentos da NSA apontam Dilma Rousseff como alvo de espionagem
    Papéis 'ultrassecretos' foram obtidos com exclusividade pelo Fantástico.
    Ministro diz que Brasil vai cobrar explicações formais dos Estados Unidos.

             Documentos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, obtidos com exclusividade pelo Fantástico, mostram a presidente Dilma Rousseff e o que seriam seus principais assessores como alvo direto de espionagem da NSA. Um código indica isso. O presidente do México, Enrique Peña Nieto, também foi um alvo, segundo o material (veja os documentos, publicados pelo site do Fantástico na noite de segunda, 2).
    A revelação foi feita em reportagem exclusiva exibida no Fantástico deste domingo, 1º (veja no vídeo acima). Passo a passo, a reportagem de Sônia Bridi e Glenn Greenwald  mostra como o maior sistema de espionagem do mundo está de olho no Brasil e como a NSA consegue monitorar as comunicações no centro do poder, em Brasília, inclusive da presidente Dilma Rousseff.
               O jornalista Glenn Greenwald foi quem recebeu os papéis das mãos de Edward Snowden - o ex-analista da NSA que deixou os EUA com documentos da agência com a intenção de divulgar o sistema de espionagem americano no mundo.
    Glenn afirmou que recebeu o documento na primeira semana de junho, quando esteve com Snowden em Hong Kong. “Ele me deu esses documentos com todos os outros documentos no pacote original.”
               O pacote tinha milhares de documento secretos. Glenn analisou esses papéis com Snowden durante uma semana em Hong Kong. Pouco depois, Snowden fugiu para a Rússia, onde passou 38 dias na área de trânsito do aeroporto de Moscou, até ter seu pedido de asilo aceito no país.
    Durante a produção, a reportagem conversou com Snowden por um programa de bate-papo protegido contra espionagem. Escondido em algum ponto do território russo, ele disse que por exigência do governo local não pode comentar o conteúdo dos papéis, mas disse que acompanha a repercussão que os documentos estão tendo pelo mundo, inclusive no Brasil.
              Fantástico: como é que a gente pode avaliar o documento e saber se foram operações que foram consumadas, e não apenas projetos?
             “Ficou muito claro, com esses documentos, que a espionagem já foi feita, porque eles não estão discutindo isso só como alguma coisa que eles estão planejando. Eles estão festejando o sucesso da espionagem”, afirmou Glenn.
              Os documentos mostram que foi feita espionagem de comunicações da presidente Dilma com seus principais assessores. Também é espionada a comunicação dos assessores entre eles e com terceiros.
    A apresentação secreta se chama "filtragem inteligente de dados: estudo de caso México e Brasil." Segundo a apresentação, o programa possibilita encontrar, sempre que quiser, uma "agulha no palheiro."
             O palheiro, no caso, é o volume imenso de dados a que a espionagem americana tem acesso todos os dias, espionando as redes de telefonia, internet, servidores de e-mail e redes sociais. A agulha é quem eles escolherem.

             No documento, de junho de 2012, são dois alvos: o presidente do México, Enrique Peña Nieto, então candidato líder nas pesquisas para a presidência, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

    Como funciona
            Selecionado o alvo, são monitorados os números de telefone, os e-mails e o IP (a identificação do computador). É feito o mesmo para os interlocutores escolhidos - no caso, assessores.
            O que eles chamam de um “pulo” é toda a comunicação entre o alvo e os assessores. Um “pulo e meio” é quando os assessores conversam entre eles. “Dois pulos” é quando eles conversam com outras pessoas.
    Investigação de Peña Nieto
    Para espionar o então candidato mexicano Peña Nieto, o serviço de segurança internacional da NSA para América Latina - fez uma ação intensiva. Para isso, usou dois programas - um deles é chamado "Mainway" e serve para coletar o grande volume de informações que passa pelas redes de comunicação.
              As mensagens de texto por telefone do candidato também foram interceptadas, usando o programa "Association", que pega as informações que circulam nas redes sociais. Daí, as mensagens vão para outro filtro - o "Dishfire" - que busca por determinadas palavras-chave.

    Sob o título "mensagens interessantes", está a prova de que o conteúdo das mensagens foi acessado. Dois trechos são citados. Num deles, Peña Nieto conta quem seriam alguns de seus ministros - que só tomariam posse seis meses depois da eleição.

    Investigação da presidente Dilma
               Na sequência, vem a explicação de como foi feita a espionagem da presidente Dilma. "Goal" é o objetivo da operação: "melhorar a compreensão dos métodos de comunicação e dos interlocutores da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e seus principais assessores".
               O que eles chamam de "sementes" são os endereços eletrônicos e números de telefones monitorados.
                Um dos programa usados pela NSA é chamado de "DNI selectors" - que segundo outro documento vazado por Snowden, captura tudo o que o usuário faz na internet, incluindo o conteúdo de e-mails e sites visitados.
               No documento, não há exemplos de mensagens ou ligações entre a presidente e seus ministros, como aconteceu quando o agora presidente do México foi mencionado. Mas na última página o documento diz que o método de espionagem usado é "uma filtragem simples e eficiente que permite obter dados que não são disponíveis de outra forma. E que pode ser repetido." Se pode ser repetido, tudo indica que foi levado a cabo.
               Conclui, ainda, dizendo que a união de dois setores da NSA teve sucesso contra alvos de alto escalão: Brasil e México. Alvos importantes, que sabem do perigo de espionagem e protegem sua comunicação. 

    Comunicações de brasileiros
               No mês passado, uma reportagem do jornal “O Globo”, mostrada também no Fantástico, revelou, com documentos vazados por Snowden, que os EUA interceptam milhões de comunicações de brasileiros.
                Na ocasião, o embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, negou que e-mails e telefonemas de cidadãos brasileiros estivessem sendo espionados. Admitiu apenas que eram acessados os chamados metadados (o total de conexões, que passavam pelo Brasil).

    Falta de clareza
                Não está claro se a interceptação das ligações da presidente Dilma foi feita apenas com acesso às redes de comunicação, ou se houve participação de espiões em território brasileiro.
                Ainda em Hong Kong, quando se encontrou com Glenn Greenwald, Edward Snowden comentou os documentos que envolvem a espionagem à presidente Dilma.
                Ele disse o seguinte: "a tática do governo americano desde o 11 de setembro é dizer que tudo é justificado pelo terrorismo, assustando o povo para que aceite essas medidas como necessárias. Mas a maior parte da espionagem que eles fazem não tem nada a ver com segurança nacional, é para obter vantagens injustas sobre outras nações em suas indústrias e comércio em acordos econômicos".
               No mês passado a revista “Época” publicou com exclusividade um documento comprovando que a espionagem americana é também comercial.
               Trata-se de uma carta escrita pelo atual embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, em 2009, quando ainda era subsecretário de estado.
              Ele agradece à NSA pelas informações repassadas à diplomacia americana antes da 5ª Cúpula das Américas - um encontro entre os chefes de estado do continente para discutir assuntos comerciais e diplomáticos da região.
              Um terceiro documento ultrassecreto enumera os desafios geopolíticos dos Estados Unidos para os anos de 2014 a 2019. O surgimento do Brasil e da Turquia no cenário global é classificado como risco para a estabilidade regional.
               E o Brasil aparece de novo, junto com outros países, como uma dúvida no cenário diplomático americano: nosso país seria amigo, inimigo ou problema? Também são citados Egito, Índia, Irã, Turquia, México.
    Nesta semana, o jornal americano "Washington Post" publicou o orçamento secreto dos serviços de espionagem americanos, o equivalente a R$ 126 bilhões.

    Reação do governo brasileiro
              Neste domingo (1º), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reuniu com a presidente Dilma Rousseff para discutir a reação as novas revelações de espionagem do governo americano. O governo brasileiro decidiu tomar três medidas: o Ministério das Relações Exteriores vai chamar o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, para que ele dê novos esclarecimentos, vai cobrar explicações formais do governo dos Estados Unidos e vai ainda recorrer aos órgãos internacionais, como a ONU, para discutir a violação de direitos de autoridades e cidadãos brasileiros.
    “Se forem comprovados esses fatos, nós estamos diante de uma situação que é inadmissível, inaceitável, por que eles qualificam uma clara violência à soberania do nosso país. O Brasil cumpre fielmente com suas obrigações e gostaria que todos os seus parceiros também as cumprissem e respeitassem aquilo que é muito caro para um país que é a sua soberania”, disse Cardozo.
                 O ministro esteve na semana passada nos Estados Unidos, onde se reuniu com o vice-presidente, Joe Biden. Ele levou a proposta de que as comunicações só sejam acessadas com autorização da Justiça e no caso de investigações criminais. A proposta não foi aceita.
    Procuradas, as embaixadas dos Estados Unidos e do México não se manifestaram.
    Comentário: Hoje em dia não conseguimos nem pensar com liberdade. Pode ser que alguém esteja lendo nossos pensamentos. Foi uma imensa falta de ética os americanos tentarem intervir na  soberania do Brasil. Espero que nosso governo exiga esplicações e desculpas para os Estados Unidos.