sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Assunto: Política - 4º bimestre

23 de outubro de 2014 • 14h53

Bônus para quem economizar água começa a valer em SP

Nível nos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece a região, registrou nova queda, chegando ao patamar de 3% de sua capacidade total de armazenamento

Assunto: Ética e Cidadania - 4° bimestre

Educação no trânsito, ética e cidadania podem tornar-se disciplinas obrigatórias nas escolas

Publicado por Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (extraído pelo JusBrasil) - 5 anos atrás
0
A proposta de inclusão de novas disciplinas nos currículos das escolas paulistas foi apresentada ao Legislativo paulista pelos deputados Luciano Batista (PSB) e Vitor Sapienza (PPS).
O Projeto de lei 76 /2008, de autoria do deputado Luciano Batista, quer que os alunos do Ensino Médio e Fundamental das escolas públicas paulistas tenham conteúdos e atividades relativas à Educação para o Trânsito.
A proposta surgiu pela observação de notícias veiculadas pela imprensa de acidentes de trânsito, muitos deles ocasionados por imprudência, imperícia ou negligência, na maioria das vezes acrescidos pelo consumo de álcool, má conservação dos veículos e diversas outras causas, levando o Estado de São Paulo a bater recordes de acidentes com vítimas.
Para viabilizar a proposta, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) colaborará com a Secretaria da Educação na elaboração de sugestões de conteúdos e de material didático para a abordagem de temas como trânsito, veículos e pedestres; sinalização e agentes de trânsito; transporte legal e ilegal; condições de transporte; direitos e deveres no trânsito; e meio ambiente.
Para o deputado, "o Código Nacional de Trânsito prevê a disciplina Educação para o Trânsito nas escolas e a intensão é viabilizar sua implantação através do projeto de lei que, se aprovado, ajudará a dar início a uma geração mais preparada, vislumbrando assim um convívio pacífico entre condutores, de um modo geral, e pedestres".
Ética e Cidadania
Outra disciplina proposta é Ética e Cidadania. Pelo PL 613 /2008, o deputado Vitor Sapienza quer que todas as escolas do Estado, tanto públicas como privadas, ofereçam a temática como disciplina obrigatória.
Pelo projeto, seu conteúdo programático versará, prioritariamente, sobre a defesa dos direitos fundamentais do homem e seus respectivos deveres, as garantias individuais, os direitos do consumidor, da criança, do adolescente e do idoso, a proteção ao meio ambiente, noções básicas sobre direito constitucional e planejamento econômico-financeiro, dentre outros temas. "Num tempo em que pessoas são queimadas nas ruas, em que policiais espancam cidadãos inocentes, em que as condutas sociais, tais como a educação no trânsito, o respeito aos direitos humanos, à criança, ao adolescente e ao idoso, dentre tantas outras normas, são diariamente esquecidas, torna-se imprescindível a criação de mecanismos que busquem dirimir essa situação", justificou o deputado, argumentando que "atualmente, no currículo escolar, não há disciplina voltada para o desenvolvimento humano da juventude e que a disciplina Ética e Cidadania deverá não só fazer nascer o necessário respeito ao próximo, como também deverá despertar o senso crítico da população".
Comentário: 
Achei interessante. A ética no trânsito e nas outras situações do dia a dia é muito importante. Deve-se resolver as coisas sem violência, algo que afeta muito o mundo hoje em dia. É importante aprender desde criança a viver em cidadania, porque isso irá ajudar muito futuramente. As escolas estão incluindo isso nas disciplinas porque é algo que está incrivelmente preocupante hoje em dia, ninguém pode negar, mas também é importante ser consciente na pista se não quiser  receber um gesto muito comum dos motoristas de hoje em dia.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Assunto: Educação - 4° bimestre

Alunas brasileiras vencem concurso de ideias inovadoras de Harvard

Outros três estudantes de Sri Lanka, Nepal e Filipinas foram premiados.
Jovens vão para Harvard, nos EUA, expor projetos para investidores.

Vanessa FajardoDo G1, em São Paulo
Georgia Gabriela e Raíssa Muller são as brasileiras selecionadas no programa "Village to Raise a Child" (Foto: Arquivo pessoal)Georgia Gabriela e Raíssa Muller são as brasileiras selecionadas no programa "Village to Raise a Child" (Foto: Arquivo pessoal)
Duas estudantes brasileiras foram selecionadas em um programa que incentiva projetos inovadores de empreendedorismo social promovido por alunos da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. No total, entre 80 inscritos, além de Georgia Gabriela da Silva Sampaio, de Feira de Santana (BA), e Raíssa Müller, de Novo Hamburgo (RS), ambas com 19 anos, outros três participantes vindos do Sri Lanka, Nepal e Filipinas, foram premiados. Em novembro eles vão participar de um conferência no campus de Harvard para expor seus projetos para investidores do mundo todo e conhecer a universidade.
Chamado de “Village to Raise a Child” (significa “Vila por Trás do Jovem”), o evento realizado pela primeira vez por um grupo de alunos, ex-alunos e professores de Harvard tem objetivo de tornar conhecidas ideiam que impactem a comunidade em que os autores vivem. “A ‘vila’ significa bairro, comunidade, escola ou qualquer grupo social por trás desse jovem. Há sempre uma ‘vila’ atrás de uma ideia, de um projeto e nosso critério mais forte foi o de premiar ideias que impactem a comunidade”, diz o brasileiro Renan Ferreirinha Carneiro, de 20 anos, que integra a comissão organizadora do evento e cursa o 2º ano de economia e ciências políticas em Harvard.
Uma das premiadas é Georgia Gabriela da Silva Sampaio que pesquisa a criação de um método menos invasivo e mais barato, por meio de um exame de sangue, para o diagnóstico da endometriose, doença que acomete as mulheres. Ela começou a pesquisar o assunto há três anos, depois que tia foi diagnosticada e teve de extrair o útero, e Georgia cogitou a possibilidade de herdar a patologia, hipótese descartada até o momento.

Georgia lembra que o diagnóstico da endometriose, inicialmente feito por exame de ultrassonografia, e o tratamento, que até prevê uma indicação cirúrgica, é muito restrito. “Esse olhar é voltado para minha comunidade, me senti incomodada com a possibilidade de muitas mulheres nem conseguirem ser diagnosticadas. Quero dar continuidade à minha pesquisa com ajuda de um orientador
.”“Fiquei pensando no contexto social e econômico e como as pessoas são privadas de ter um diagnóstico e se tratar. Desenvolvi um método de diagnóstico que pode ser feito através de marcadores biológicos que depois vai ser adaptado para um exame de sangue”, diz Georgia. Segundo ela, cientificamente não é uma ideia inédita, porém os pesquisadores “nunca foram adiante para trazer para a realidade.”
A estudante concluiu o ensino médio no ano passado e neste ano vai disputar uma vaga em uma universidade americana, onde pretende conciliar cursos de engenharia e algo no campo das ciências biológicas.

Esponja para absorver óleo
A segunda brasileira vencedora é a estudante do ensino técnico em química Raíssa Müller que criou uma espécie de esponja que repele água e absorve óleo e poderia, por exemplo, ser utilizada em acidentes com derramamento de óleo no mar. “É um filtro que funciona com criptomelano, que é um mineral pouco conhecido e tem com propriedade ser poroso. No primeiro processo aumentei a tamanho do poros e no segundo fiz uma cobertura de silicone para repelir água e absorver óleo.”
Nenhuma substância química tem esse poder, segundo Raíssa, que lembra que a palha de milho também é usada para este fim, mas depois precisa ser queimada. “Ao utilizar o filtro, o óleo pode ser absorvido e recuperado depois para que seja revendido, e o filtro pode ser reutilizado.”
Agora a estudante pretende fazer testes do produto em grande escala para verificar a aplicabilidade. “Ser selecionada no prêmio foi muito bom, é um reconhecimento para mim, para minha região. Quero expor minha ideia e minha pesquisa.”
Raíssa vai concluir o ensino técnico de quatro anos em 2015, e pretende em seguida disputar uma vaga em uma universidade americana, para mesclar estudos de psicologia e neurociência. “É a química do cérebro, para mim está tudo interligado.”
As brasileiras, assim como os demais estudantes selecionados no concurso, estão com uma campanha na internet para arrecadar fundos aos projetos. 
Comentário:
Uma grande demonstração de como os brasileiros são sim inteligentes, assim como os estadunidenses e asiáticos. Maior demonstração ainda, é que são mulheres. O que é um grande " não" ao machismo. Um grande invento pode vir de qualquer lugar e de qualquer mente. Desde o Japão, até a Angola. Qualquer pessoa pode criar um avanço para a Humanidade com inteligência, fé, e principalmente criatividade.
                                                              10 INVENÇÕES FAMOSAS
                                                                      BRASILEIRAS.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Assunto: Cultura - 4° bimestre

George Lucas critica falta de criatividade em Hollywood

Para o cineasta, que vendeu a própria produtora para a Disney, estúdios cometeram grande erro cedendo às corporações

POR 
LONDRES — Com tantas produções de super-heróis, comédias românticas, spin-offs e distopias, há quem não aguente mais a mesmice de Hollywood. Em entrevista a um programa matinal da rede CBS, George Lucas criticou a maior parte dos estúdios cinematográficos, dizendo que faltam talento e imaginação por parte deles. O motivo, para o diretor, roteirista e produtor, é o fato de que eles cada vez mais ficam na mão de grandes corporações.

"O problema sempre esteve nos estúdios. No início, ainda havia empresários que tinham criatividade. Pegavam livros e os transformavam em filmes, coisas assim. De repente vieram todas as corporações. Não sabiam nada sobre o negócio", avaliou. "Os estúdios mudam tudo o tempo todo. E, infelizmente, não têm qualquer imaginação e nem talento."
Apesar de encontrar poucos prós dentre os blockbusters, ele reconheceu que o sistema ainda produz obras de qualidade. Mas ainda, segundo Lucas, elas são "a grande minoria".
Aos 70 anos, o americano é um dos cineastas mais importantes da história de Hollywood. Entre seus trabalhos mais celebrados, estão duas das franquias mais conhecidas mundialmente: "Guerra nas estrelas" e "Indiana Jones".

Comentário:
Concordo plenamente com George Lucas, a pessoa na qual eu acho a mais criativa do mundo. Por isso adoro Star Wars. É um filme original, diferente dos outros filmes de hollywood que são muito parecidos, e entediantes. E apesar de Star Wars ser um filme  criativo e bem-Feito ainda é muito simples.

                            Este veículo chamado Jawa's Sandcrawler aparece em uma cena do                                    filme. Parece efeito gráfico certo?
                                   
                                         Sandcrawler

                                          Na verdade é apenas uma miniatura.
                                      ... Original” Star Wars Jawa Sandcrawler & Statistical Authentication
                                    Para mostrar como os filmes mais simples podem ser os melhores.


Assunto : Mundo - 4º bimestre

22/10/2014 17h27 - Atualizado em 22/10/2014 17h27

Cientistas descrevem dinossauro 'esquisito', ancestral de avestruz

Primeiros ossos do dinossauro de 5 m de altura foram achados em 1965.
Agora, o resto do esqueleto foi recuperado, revelando corpo 'desajeitado'.

Da Associated Press
Concepção artística mostra como seria o dinossauro Deinocheirus, cuja aparência foi reavaliada depois de esqueleto completo ser encontrado (Foto: AP Photo/Michael Skrepnick, Dinosaurs in Art, Nature Publishing Group)Concepção artística mostra como seria o dinossauro Deinocheirus, cuja aparência foi reavaliada depois de esqueleto completo ser encontrado (Foto: AP Photo/Michael Skrepnick, Dinosaurs in Art, Nature Publishing Group)
Há quase 50 anos, cientistas encontraram os ossos de dois braços grandes e potentes de um dinossauro na Mongólia. Na época, eles pensaram que se tratava de uma criatura temível, com garras matadoras. Agora, pesquisadores encontraram o resto do dinossauro e têm novas descrições para ele: desajeitado e esquisito.

A fera provavelmente andava sobre duas pernas e se parecia com um cruzamento entre o dinossauro Barney, do programa de televisão infantil, e o personagem Jar Jar Binks, da saga "Guerra nas Estrelas". Ele tinha quase 5 metros de altura, 11 metros de comprimento e pesava 7 toneladas.
Com uma cabeça pontuda, uma estrutura parecida com uma corcunda nas costas, algumas penas espalhadas pelo corpo e sem nenhum dente, sua aparência foi tachada como "esquisita" pelos autores da descoberta. Como se não bastasse, o dinossauro se alimentava como um aspirador de pó gigante.
Este é o Deinocheirus mirificus, que significa "mãos terríveis com aparência peculiar". Ele foi recentemente reavaliado depois que o esqueleto completo foi encontrado na Mongólia e descrito em um artigo publicado na revista "Nature". Com cerca de 70 milhões de anos, ele é um ancestral do avestruz moderno.
"O Deinocheirus tornou-se um dos dinossauros mais esquisitos descobertos, além da nossa imaginação", disse o autor do estudo Yuong-Nam Lee, diretor do Museu Geológico em Daejeon, na Coreia do Sul.

'Bem desajeitado'
Quando os cientistas encontraram os primeiros ossos do animal em 1965, muitos imaginaram "uma criatura que provocaria terror nas pessoas", disse o especialista em dinossauros Thomas Holtz Jr, da Universidade de Maryland. Ele não fez parte da pesquisa. "Agora é uma criatura que provocaria perplexidade, espanto". "E é bem desajeitado", acrescentou.
O especialista da Universidade de Chicago Paul Sereno, que também não participou da descoberta, lembra que a evolução não é sempre o que imaginamos. "Isso é a evolução em um mundo dos dinossauros, não um mundo dos mamíferos", disse Sereno. "O ponto inicial é um animal com duas pernas que se parece com um avestruz com penas esparsas. Depois, ele ficou muito grande e começou a sugar grande quantidade de vegetação macia. No final, o que você tem é algo como um avestruz desajeitado com penugem e rabo - não uma vaca."
Lee supõe que os quadris largos e inclinados mostram que o Deinocheirus se movia lentamente e provavelmente cresceu tanto para escapar de ser regularmente atacado por dinossauros maiores.
Ele tinha um bico capaz de comer plantas, mas também uma língua enorme que criava um mecanismo de sucção para aspirar a comida do fundo de riachos, lagos e lagoas.
A equipe de Lee, a princípio, não conseguia encontrar o crânio do dinossauro, mas uma dica de um outro pesquisador levou à recuperação dos ossos no mercado privado da Alemanha.
Comentário: 
Essa do Deinocheirus é bem interessante, mas o que eu mais quero que encontrem, é um fóssil de Godzilla. A primeira coisa que me veio a cabeça quando vi a foto do dinossauro foi, como diz na reportagem, o personagem Jar Jar Binks de Star Wars. Fico me perguntando se esses "parentes" tem os mesmos atos e características, como enterrar a cabeça na areia ou ter o cérebro menor que o próprio olho (se você não sabe, avestruzes tem o cérebro menor que o olho.) Porque muitos pássaros se parecem com seus ancestrais. Um ganso por exemplo, é praticamente um velociraptor com penas e bico. Mas o mais engraçado é saber que ele era desajeitado
 Sobre a extinção desses animais, eu digo: "ainda bem!" Se eles ainda existissem quem estaria extinto seríamos nós.

domingo, 19 de outubro de 2014

Assunto: Saúde e bem-estar - 4º bimestre

Brasileiro cria máquina que transforma ar em água

Por Redação Olhar Digital - em 13/10/2014 às 12h10


Com a atual crise hídrica que atinge São Paulo, pessoas têm procurado cada vez mais soluções que supram a falta parcial de água em suas casas. Uma delas pode ser uma máquina criada por um engenheiro que promete transformar o ar em água.
Criada por Pedro Paulino, a Waterair faz água condensando a umidade do ar. Como explica aFolha de S. Paulo, turbinas aspiram o ar para dentro da máquina e então, as moléculas de água são condensadas. Em seguida, filtros e raios ultravioleta purificam a água, que também recebe sais mineirais por meio de outro filtro. Por fim, a água, já potável, é armazenada em um reservatório.
O único requisito básico para a máquina funcionar é estar ligada a uma fonte de energia elétrica. Quanto mais úmido o ambiente, mais água ela produz. Contudo, de acordo com Paulino, caso a umidade caia para menos de 10%, a máquina não funciona, para evitar o risco de deixar o local muito seco.

O sistema é o mesmo do que faz a Aozow funcionar. Trata-se de uma outra máquina que se propõe a extrair umidade do ar para fabricar água potável e chegou ao Brasil recentemente (saiba mais).
A Waterair está disponível em dois modelos: um que produz 30 litros por dia, com umidade relativa do ar a 80%; e o maior, que chega a 5 mil litros por dia. As duas custam R$ 7 mil e R$ 350 mil, respectivamente.

Comentário: Correção: a máquina não transforma ar em água, ela tira a umidade do ar.
Mesmo assim a máquina é muito útil pra hoje em dia. Neste exato momento está marcando trinta graus de temperatura, porém a umidade do ar está em sessenta e dois por cento. Ou seja, a máquina é eficiente porque mesmo quado a temperatura está alta, a umidade pode estar alta também, e a máquina terá agua do mesmo jeito.
O inventor criou a máquina porque estava preocupado com a falta de água no país. Isso me lembra a história de Thomas Edson que inventou a lâmpada porque tinha medo do escuro!
Bom, ainda bem que pensaram nisso. Com o calor que está, eu pensei que em breve precisaríamos de vaporizadores de umidade como em Tatooine do filme Star Wars

                                



Assunto: Te Contei? - 4° bimestre

                                     
Uma das maiores perguntas que eu já me fiz é: De onde tudo surgiu?
  De onde veio a unidade da matéria? porque as coisas são o que são? De onde veio cada ser?
Alguns religiosos dizem que Deus criou o universo todo em apenas sete dias. Alguns céticos reforçam a teoria do Big Bang. Eu não sei qual é a verdade. Na realidade, muita coisa sobre antigamente me deixa pensativo, como a história de Adão e Eva; Se eles eram os primeiros seres humanos, como se comunicavam tão claramente entre si? Pelo que sei, autralopithecus não sabiam falar. O processo da evolução também é algo bem difícil de entender. Os animais foram lentamente aparecendo, e deixando seus descendentes até hoje, ou todos foram criados de uma vez por Deus?
Mas se fosse assim, onde estariam os dinossauros na história? É de dar um nó na cabeça. Meus pais me aconselharam a não pensar muito nisso, mas às vezes eu passo horas, e até dias tentando elaborar uma teoria. Pelo jeito parece que eu sou o único na família que pensa nessas coisas.                                                                    Deve ser assim:
                                         
                                                Ou será que é assim? :                                                                                                                                                               Difícil de imaginar uma resposta, né? Mas o que mais me dá duvida é isto:                                                              
                                                                                                              O inexplicável BIG BANG.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Assunto: ciências - 4° bimestre

Estudo identifica fatores genéticos que determinam a altura das pessoas

Análise de 250 mil pessoas levou à identificação de 700 variantes genéticas.
Compreensão da genética da altura pode ajudar a entender outras doenças.

Da Reuters
Não é nenhum segredo que, se pai e a mãe de uma pessoa são altos, ela provavelmente também vai ser alta. Mas a plena compreensão da genética que define a altura de uma pessoa tem sido um grande desafio para os cientistas.
               
Neste domingo (5), foi publicado o maior estudo já feito sobre o assunto, com análise de dados de genoma de mais de 250 mil pessoas que levou à identificação de cerca de 700 variantes genéticas e mais de 400 regiões do genoma relacionadas com a altura.
Estima-se que a genética corresponda por 80% da definição de se uma pessoa será alta ou baixa. Nutrição e outros fatores ambientais respondem pelos 20% restantes. Os ser humano tem se tornado mais alto nas últimos gerações por causa de fatores externos como a melhoria da nutrição.
               
"Estudamos a altura por duas razões principais," disse o Dr. Joel Hirschhorn, geneticista e endocrinologista pediátrico do Hospital Infantil de Boston e do Instituto Broad do Massachusetts Institute of Technology e da Universidade de Harvard.
"Há mais de 100 anos, ela tem sido um grande modelo para estudar a genética de doenças como obesidade, diabetes, asma, que também são causadas ​​pela influência de vários genes que atuam juntos. Então, a compreensão de como a genética da altura funciona pode ajudar a entender como a genética de doenças humanas funciona", disse ele.
               
Além disso, a baixa estatura na infância é um grande problema clínico para endocrinologistas pediátricos. Conhecer os genes relacionados à altura e as suas variantes pode ajudar os médicos a diagnosticar as crianças que têm uma única causa subjacente principal para a estatura baixa.
A equipe internacional de pesquisadores analisou dados de genomas de 253.288 pessoas de ascendência européia, todos da Europa, América do Norte e Austrália. Eles percorreram cerca de 2 milhões de variantes genéticas comuns nestes indivíduos e identificaram 697 genes variantes em 424 regiões do DNA comos relacionados à altura.
               
Muitos genes salientados no estudo, publicado na revista "Nature Genetics", são, provavelmente, importantes reguladores de crescimento do esqueleto, mas não eram conhecidos anteriormente para serem envolvidos, disseram os pesquisadores.
               
Alguns estavam relacionadas com o colágeno, um componente do osso, outros ao componente da cartilagem chamado sulfato de condroitina, além de alguns ligados à área de crescimento de tecido perto das extremidades dos ossos longos do corpo.
               
Os pesquisadores disseram que há muito mais a aprender. "Encontramos as variantes genéticas - os pedaços de DNA que variam de pessoa para pessoa - que respondem por 20% do componente genético para variação normal na altura", disse o geneticista Timothy Frayling, da Universidade de Exeter, no Reino Unido.
               
"Isso se compara a uma situação em 2007, quando não sabíamos absolutamente nada sobre os genes e regiões do genoma humano envolvido em diferenças de altura normal, apesar altura toda a gente saber é muito fortemente genético."
Um estudo anterior da mesma equipe, de  2010, envolveu um número menor de pessoas e identificou 199 variantes genéticas que se situam em 180 regiões do genoma.
Comentario:
Eu me senti meio chateado com esta matéria, mas resolvi colocar porque me identifiquei muito nela. Meu pai e minha mãe já não são as pessoas mais altas do mundo, e eu por enquanto tenho apenas 1,50 metros. Cada coisa que acontece né? Mas com essa notícia acabei de descobrir que a maioria da "culpa" é da genética e não da falta de exercícios, alimentação , etc... A ciência é legal mas às vezes prega peças na gente.