quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Assunto : Saúde e Bem estar- 3° Bimestre

'Lanche-monstro' com mais de 3.000 calorias é eleito o menos saudável

Do UOL, em São Paulo
Compartilhe84376
 Imprimir Comunicar erro
  • Divulgação/Centro para Ciência e Interesse Público dos EUA
    O lanche com mais de 3.000 calorias tem dois hambúrgueres, bacon e batata-frita à vontade
    O lanche com mais de 3.000 calorias tem dois hambúrgueres, bacon e batata-frita à vontade
Um lanche com mais de 3.000 calorias, servido pela rede americana Red Robin, foi eleito pelo Centro para Ciência e Interesse Público dos EUA como o menos saudável no cardápio das lanchonetes de fast-food do país.
Com o apelido de "Monster", é composto por dois hambúrgueres, uma fatia de bacon, queijo, anéis de cebola à milanesa, rodelas de tomate e pimenta, além de batatas fritas com refil (para comer o quanto quiser) e um milk-shake de caramelo e sal marinho havaiano.
Segundo o CSPI, a refeição completa tem 3.540 calorias, uma quantidade de gordura saturada que deveria ser consumida em três dias e meio e uma quantidade de sódio recomendada para quatro dias.
O órgão também estima que o lanche contenha 38 colheres de chá de açúcar, quase 3/4 de uma xícara.
Para eliminar essas calorias, o centro calcula que uma pessoa precisa caminhar rapidamente por 12 horas.
Comentário:
Eu conheço  gente que comeria um desses " hamburguillas" (Hamburguer + Godzilla = Hamburguilla. Eu sei, não teve graça.) Mas eu não conseguiria dar nem três mordidas. O máximo pra mim é um Angus bacon e olhe lá. 3000 calorias? Não pensei que existisse qualquer comida assim. quem comer deve chegar no pico do colesterol. Mas não entendo como pode uma pessoa comer algo tão calórico, quando pode comer um outro hamburguer tão bom quanto mas muito mais saudável. Estou falando deste aqui no link que foi ensinado no Manual do Mundo, meu site preferido:http://www.manualdomundo.com.br/2014/02/receita-de-hamburguer-caseiro/ 
Se bem que esse hamburguer monstro me lembrou de um filme. Já sabe qual é né?
Tá chovendo hamburguer!

assunto: Ética e cidadania - 3º Bimestre

Trotes violentos

DANIEL MARTINS DE BARROS
Quarta-Feira 26/03/14

Novamente notícias de trotes violentos acabam nas páginas policiais. Dessa vez foi na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, onde após a festa do “bicho” um calouro relatou à polícia que os alunos foram forçados a consumir bebida alcoólica, humilhados, empurrados e agredidos fisicamente, enquanto os veteranos urinavam e vomitavam neles. Embora [...]

Novamente notícias de trotes violentos acabam nas páginas policiais. Dessa vez foi na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, onde após a festa do “bicho” um calouro relatou à polícia que os alunos foram forçados a consumir bebida alcoólica, humilhados, empurrados e agredidos fisicamente, enquanto os veteranos urinavam e vomitavam neles.
Embora a maioria dos estudantes de medicina no Brasil não considerem trote violento, a perda de controle sempre acontece em casos isolados, e tal escalada de violência é muito difícil de evitar uma vez iniciado esse ritual. Isso porque as pessoas (normais) se sentem mal quando vêem alguém sofrendo. Por isso, quado um sujeito impõe sofrimento a outro tem a tendência a desumanizá-lo para não sofrer também. Não é por acaso que os calouros são chamados de bichos (ou “bixos”). A partir daí, dependendo do número de pessoas envolvidas, da reação do calouro, do teor alcoólico dos participantes etc, a situação pode crescer em hostilidade e acabar descambando para violência extrema.
O caso atual ilustra ainda outro aspecto negativo do trote, já que além de ser hostilizado durante a festa o rapaz passou a sofrer ameaças após a denúncia. Sendo uma espécie de rito de inclusão, o trote acaba por excluir os que dele não participam, ou mais grave, que o denunciam como violento ou abusivo. Esse medo de ser alijado do grupo não só impele os calouros a entrar no jogo, como constrange todos a manter um silêncio cúmplice mesmo quando abusos acontecem.
Assim como as castas na sociedade indiana, os abortos de menina na China, o trote é parte de uma cultura tão arraigada que não irá deixar de existir apenas pelas proibições, seja dos governos, seja das faculdades. Um trabalho mais profundo – e constante – tem que ser feito para que, no longo prazo, esse resquício medieval seja finalmente abandonado.
Comentário:
Trotes deveriam sempre ser brincadeiras inofensivas com bastante sujeira e risadas. Mas qualquer coisa divertida pode virar um "rolo" só. Lembro de uma vez que atiraram um rapaz na piscina num trote e como não sabia nadar, se afogou. O problema é que os veteranos ás vezes de empolgam demais e acabam até machucando os calouros.

Assunto: Política - 3º Bimestre

Morte Eduardo Campos – Político Morre em Acidente de Avião


O candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) morreu na manhã desta quarta-feira, dia 13 de agosto, vítima de um acidente de avião. A queda da aeronave ocorreu momentos após ela arremeter devido ao mal tempo em Guarujá, local onde o candidato irá realizar entrevistas e participar de uma palestra. Além do candidato, também estavam no avião mais 6 pessoas.
A Aeronáutica ainda não sabe quais foram os motivos para a queda do avião, porém, já está investigando o que pode ter acontecido. Segundo alguns relatos de moradores da região, a aeronave estaria pegando fogo antes de se chocar com 3 imóveis o bairro do Boqueirão, em Santos (SP).
Segundo o Comando da Aeronáutica, a aeronave que levava o candidato era um Cessna 560XL de prefixo PR-AFA. O avião decolou de manhã do aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro-RJ) e tinha como destino o aeroporto de Guarujá (Guarujá-SP). Quando se preparava para pousar, o avião teve de arremeter devido às más condições climáticas. Logo após a manobra, o controle de tráfego aéreo perdeu o contato com a aeronave, que se chocou com três imóveis na cidade de Santos (SP). 
Comentário:
É uma pena o que aconteceu. Muitos devem ter adorado isso pelo fato de Eduardo Campos ser político. É normal metade do planeta não gostar de políticos e coisas assim. Eu particularmente penso em soltar fogos de artifício quando acaba o horário político. Mas temos que pensar que a política é importante e que o rapaz tinha uma família. Nas redes sociais só tem zoações sobre o fato. É ridículo.



terça-feira, 19 de agosto de 2014

Assunto: Cultura - 3° Bimestre

Maurício de Sousa lança em Brasília gibi da Turma da Mônica com personagens soropositivos

Serão distribuídos gratuitamente 30 mil exemplares das revistinhas no Distrito Federal
Da Agência Brasil, com R7 | 18/09/2012 às 09h51
    Maurício de Sousa lançou nesta segunda-feira (17), em Brasília, seu primeiro 
gibi com personagens que têm o vírus HIV. Por meio de Igor e Vitória, o criador
da Turma da Mônica vai abordar questões como forma de contágio, o que é o 
vírus, como viver com crianças soropositivas e o impacto social da síndrome. 
No DF, serão distribuídos gratuitamente 30 mil exemplares do gibi, nas
brinquedotecas da capital, na pediatria dos hospitais da Rede Amil (um dos 
patrocinadores do projeto) e nos hospitais públicos do Distrito Federal.

    A ideia dos personagens foi da ONG (Organização Não Governamental) Amigos
da Vida, de Brasília, que atua na prevenção e combate ao HIV/aids. Christiano
Ramos, presidente da ONG, diz que o trabalho resolve um problema existente nas
 mídias voltadas para crianças.
— O Maurício tem uma linguagem bem acessível, bem leve. Ele vem fazer um papel
inédito, que é trabalhar a aids com muita leveza, tranquilidade e naturalidade
para as crianças.
Comentário:
   Maurício de souza é incrível. Ele Sabe como ensinar aos mais novos coisas sérias
como a AIDS , de um modo divertido e engraçado. Suas revistas são uma fonte de
sabedoria. ( sei disso porque mesmo com treze anos eu tenho CENTENAS de gibis
da turma da mônica ) Além de ensinar como funcionam doenças, política, etc... ;
as revistas também estimulam a leitura. Tenho até hoje em casa o primeiro gibi
que li sozinho. Tem também o saiba mais, que são gibis maiores que ensinam
coisas por meio de histórias, como luz e cores, Independência do Brasil, natureza,
votação, Santos Dummont, Leonardo da Vinci, Machado de Assis, Amyr Klink, e
muitas, outras, coisas.
Bom, depois de toda essa propaganda, só me resta do desenho né?


Assunto: Educação - 3º Bimestre

agosto de 2014 - 17h45 

Brasileiro ganha prêmio equivalente a 'Nobel' de matemática


O matemático Artur Ávila Cordeiro de Melo, de 35 anos, recebeu nesta terça-feira (12) a Medalha Fields, um prêmio equivalente ao "Nobel" de matemática. O prêmio é dado para a União Internacional de Matemáticos (IMU) a quatro pesquisadores do mundo. 


A Medalha Fields foi concedida pela primeira vez em 1936 e, a cada edição, é entregue a, no máximo, quatro matemáticos com idade inferior a 40 anos, que tenham realizado feitos notáveis. Ao todo, 52 matemáticos já receberam o prêmio.

Na lista criada pela União Matemática Internacional, de cinco grupos em ordem crescente de importância, o Brasil se encontra no Grupo 4. Os países mais desenvolvidos na área da matemática, como Estados Unidos, França, China, Alemanha e Japão encontram-se no Grupo 5.

Os outros três ganhadores são Manjul Bhargava, da Universidade de Princeton (EUA); Martin Hairer, da Universidade de Warwick (UK) e Maryam Mirzakhani, da Universidade de Stanford (EUA).

No argumento, os diretores da IMU destacaram o trabalho de Ávila por suas "profundas contribuições na teoria dos sistemas dinâmicos unidimensional".

Ávila começou sua carreira com as olimpíadas de matemática ainda na infância. Hoje, divide as funções de diretor de pesquisa em dois importantes institutos: o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris, e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro. Vive seis meses em cada uma delas.

Pesquisador e matemático premiado, Ávila começou sua carreira com as olimpíadas de matemática ainda na infância. Hoje, divide as funções de diretor de pesquisa em dois importantes institutos: o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris, e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro. Vive seis meses em cada uma delas.

Ávila é convidado para palestrar e participar de seminários de matemática no mundo todo. “Gosto de falar de matemática mas com foco na parte mais criativa. Matemática não é árida, tem acesso a muitos recursos. O problema é que na escola o aluno só tem contato com a parte árida, com as regras, as fórmula aqui e ali. Isso o computador tá ali e faz. O matemático faz as coisas que o computador não faz, como a parte criativa que não é repetitiva.”

Aluno aplicado, sempre gostou de estudar, mas tinha interesse em “aprender coisas além da escola.” Os pais, que moram no Rio de Janeiro, não são ligados ao meio acadêmico, mas sempre tiveram interesse em satisfazer o interesse do menino sobre matemática, comprando livros.

A estreia nas olimpíadas foi ainda no ensino fundamental, na extinta 7ª série, hoje 8º ano. Ávila foi para três competições internacionais e conquistou medalha de ouro em todas. “Sempre gostei de matemática, mas em olimpíada era diferente. Um professor passou na sala e chamou os alunos para participarem do evento. Fui e gostei logo de cara.”

Ávila fez graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cursou o mestrado e o doutorado em matemática concomitantemente, no Impa. Terminou em 2001, quando foi para França fazer pós-doutorado. Optou por não dar aulas, e hoje está mais focado na área de pesquisa de sistemas dinâmicos.

“É uma profissão que dá muita liberdade de exercer a criatividade, pois é possível escolher o que problema que se vai trabalhar. Não existe hierarquia formal e todo mundo está no mesmo plano, a princípio. No meu caso, as olimpíadas tiveram papel muito importante, foi essencial, aconteceu num momento apropriado e não poderia ter funcionado melhor. Sou muito agradecido por ter tido essa oportunidade.”


Comentário:
Apesar de ter sido eu quem ganhou o prêmio, eu me orgulho muito, sabe porque?
Porque ele é brasileiro. Ou seja, não importa se o Japão é um país de pessoas superinteligentes, e tal. Qualquer país tem capacidade, inclusive um país ainda em desinvolvimento como o Brasil. E aposto que com este fato incentivou muitos estudantes brasileiros a estudarem mais e mais Matemática.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Assunto: Ciências - 3º Bimestre


No vídeo, o usuário deixa claro onde, supostamente, estaria o ser semelhante ao humano (apontado pela palavra 'Man') e sua sombra

Uma das milhões de imagens da Lua divulgadas pela Nasa tem sido alvo de comentários de internautas. Há quem acredite que a foto retrate um alienígena e sua sombra, caminhando pelo solo lunar. As informações são do The Huffington Post.

Segundo a publicação, a imagem foi retirada do Google Moon - um arquivo de
 fotos da Lua, feitas pela agência espacial e disponibilizadas gratuitamente na
 internet.
O primeiro a investigar a figura foi um usuário do Youtube chamado
Wowforreeel. Em um vídeo publicado, o usuário mostra a localização exata do
suposto alienígena na Lua.Os mais incrédulos defendem que a mancha escura
 na imagem pode ser explicada como um truque de luz ou uma falha na lente
da câmera. No entanto, muitos internautas assumem que a imagem possa ser
o vulto de um ser semelhante a um humano, caminhando pela Lua.
 A imagem será analisada por especialistas.









Comentário:
Vou te dizer uma coisa: Eu acredito em alienígenas. Talvez essa sombra seja
apenas uma ilusão projetada pelo relevo irregular e as sombras da lua, mas em
outros planetas, fora do sistema, talvez até fora da galáxia pode existir vida
assim como na terra. Porque não? O homem já foi pra lá para saber? E
 também acredito que no futuro os alienígenas pousarão na terra, e criarão uma
 guerra mundial entre os humanos para tomar posse do local. Parece absurdo,
 mas se Adolf Hitler fez isso...

Assunto: Te Contei? - 3º Bimestre

Eu nunca fui muito fã de filmes de ficção científica, até que meu pai me mostrou um filme de sua época. Bem antigo, mas que ainda faz muito sucesso no mundo inteiro. Tanto sucesso que vão lançar uma nova saga em 2015. É uma Hexalogia. Já deve saber de que filme estou falando. Guerra nas Estrelas mais conhecido como Star wars. É meu filme preferido. Não só gosto por causa da história, mas também como George Lucas consegiu criá - la. Na minha opinião George Lucas é  a pessoa mais criativa do mundo. Pra que não sabe star wars teve os filmes 4,5 e 6 criados antes do 1,2 e 3, então George criou a primeira trilogia já sabendo o que iria acontecer na outra. É incrível. Eu tenho em Casa uns artefatos que gostaria de mostrar:


                                 Meu adesivo de parede dos droides R2-D2 e C-3PO
Figuras de Ação de um Stormtrooper e Obi Wan Kenobi


                   Máscara que eu fiz do Almirante Ackbar
Réplica do At _St que eu fiz

O Episódio que eu mais gosto? Acho que o número seis é o mais legal, porque acontecem duas situações extremas ao mesmo tempo.
Enquanto Luke e seus amigos tentavam resgatar o Capitão Han Solo da carbonite do vil gângster Jabba the Hutt, Darth Vader construia a segunda estrela da morte , agora com campo de força.
Se ainda não assistiu esse filme, eu o recomendo. Estou louco para que o filme sete seja lançado ano que vem. Até a próxima publicação. Que a força esteja com você!

Assunto: Mundo - 3º Bimestre