Brasil e Coreia do Sul assinam acordos bilaterais em cinco áreas
Presidentes dos dois países se reuniram nesta sexta (24) em Brasília.
Parcerias envolvem setores de educação, energia, tributação, saúde e TI.
Os governos do Brasil e da Coreia do Sul assinaram nesta sexta-feira (24), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, dez acordos nas áreas de tributação, tecnologia da informação, energia, educação e saúde. A cerimônia foi acompanhada pela presidente brasileira Dilma Rousseff e pela presidente coreana Park Geun-hye.
A assinatura dos atos ocorreu após reunião privada entre as duas chefes de Estado. Geun-hye desembarcou na América Latina na semana passada. Ela tem feito uma série de visitas oficiais a países da região, como Colômbia e Chile, além do Brasil.
Entre os atos assinados nesta sexta estão os que preveem o fim da dupla tributação de quem declarar bens nos dois países; compartilhamento de experiências e políticas na área de tecnologia e inovação; e criação do Programa de Cooperação em Tecnologia da Informação Brasil-Coreia.
Outros acordos também vão prever cooperação para desenvolver internet 5G; “fortalecimento” do comércio e dos investimentos bilaterais destinados a micro e pequenas empresas; e desenvolvimento de políticas voltadas para a gestão da saúde pública.
Os demais atos assinados vão prever cooperação na redução do uso de papel nas transações comerciais entre os países; desenvolvimento de atividades conjuntas voltadas para o emprego; troca de dados relacionados à energia nuclear; e cooperação entre a mineradora brasileira Vale e a empresa sul-coreana Eximbank.
De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência, os atos assinados nesta sexta envolvem, entre outros ministros, Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Arthur Chioro (Saúde), Ricardo Berzoini (Comunicações) e Manoel Dias (Trabalho).
Comentário:
Se todos os acordos entre países fossem assim teríamos um mundo melhor. Acha que se acontecesse isso antigamente, teriam ocorrido as grandes guerras mundiais? Um Dos maiores problemas na sociedade brasileira, é a insatisfação. Quem nunca reclamou da Dilma? Com certeza 99% do país não gosta de seus atos! Mas isso é um exagero que pode ser medido pelas manifestações. Claro, que nenhum presidente é tão bom (a não ser o Obama) Mas a insatisfação do povo é a verdadeira causa da revolta do povo.