sábado, 25 de abril de 2015

Assunto: Política- 1º Bimestre

24/04/2015 13h02 - Atualizado em 24/04/2015 13h27

Brasil e Coreia do Sul assinam acordos bilaterais em cinco áreas

Presidentes dos dois países se reuniram nesta sexta (24) em Brasília.
Parcerias envolvem setores de educação, energia, tributação, saúde e TI.


Os governos do Brasil e da Coreia do Sul assinaram nesta sexta-feira (24), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, dez acordos nas áreas de tributação, tecnologia da informação, energia, educação e saúde. A cerimônia foi acompanhada pela presidente brasileira Dilma Rousseff  e pela presidente coreana Park Geun-hye.

A assinatura dos atos ocorreu após reunião privada entre as duas chefes de Estado. Geun-hye desembarcou na América Latina na semana passada. Ela tem feito uma série de visitas oficiais a países da região, como Colômbia e Chile, além do Brasil.
Entre os atos assinados nesta sexta estão os que preveem o fim da dupla tributação de quem declarar bens nos dois países; compartilhamento de experiências e políticas na área de tecnologia e inovação; e criação do Programa de Cooperação em Tecnologia da Informação Brasil-Coreia.
Outros acordos também vão prever cooperação para desenvolver internet 5G; “fortalecimento” do comércio e dos investimentos bilaterais destinados a micro e pequenas empresas; e  desenvolvimento de políticas voltadas para a gestão da saúde pública.
Os demais atos assinados vão prever cooperação na redução do uso de papel nas transações comerciais entre os países; desenvolvimento de atividades conjuntas voltadas para o emprego; troca de dados relacionados à energia nuclear; e cooperação entre a mineradora brasileira Vale e a empresa sul-coreana Eximbank.
De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência, os atos assinados nesta sexta envolvem, entre outros ministros, Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Arthur Chioro (Saúde), Ricardo Berzoini (Comunicações) e Manoel Dias (Trabalho).



Comentário:
Se todos os acordos entre países fossem assim teríamos um mundo melhor. Acha que se acontecesse isso antigamente, teriam ocorrido as grandes guerras mundiais? Um Dos maiores problemas na sociedade brasileira, é a insatisfação. Quem nunca reclamou da Dilma? Com certeza 99% do país não gosta de seus atos! Mas isso é um exagero que pode ser medido pelas manifestações. Claro, que nenhum presidente é tão bom (a não ser o Obama) Mas a insatisfação do povo é a verdadeira causa da revolta do povo.

Assunto: Ética e cidadania- 1° bimenstre


Chegou a era dos transumanos

Decisão da Grã-Bretanha de permitir a geração de embriões com DNAs de três pessoas é saudada pelos defensores do transumanismo, que propõem romper os limites impostos ao homem por sua biologia



Por: Guilherme Rosa - Atualizado em 
                                           Inseminação artificial
Inseminação artificial: embrião com 'três pais', aprovada na Grã-Bretanha, pode ser um passo rumo a mudanças mais radicais na genética(iStockphoto/Getty Images)
No dia 24 de fevereiro, o legislativo britânico aprovou uma lei permitindo a geração de embriões com DNAs de três pessoas diferentes. O objetivo é deixar que mães com mutações maléficas em seu DNA mitocondrial não as transmitam para o filho. Segundo a lei, durante a reprodução assistida, essa parte de seu genoma poderá ser substituída pelo de uma doadora, gerando uma criança saudável. Assim, a Grã-Bretanha se tornou o primeiro país a permitir a manipulação genética em células germinais humanas.
Apesar do objetivo puramente médico, a decisão está sendo saudada por alguns pesquisadores como um estágio importante de um longo percurso que pode trazer consequências radicais para a ciência e a humanidade. São os defensores do transumanismo, que propõem a aplicação dos avanços obtidos em áreas chaves da ciência, como a genética, a nanotecnologia e a neurociência, para romper os limites impostos ao homem por seu próprio corpo biológico. "A Grã-Bretanha também foi o primeiro país a introduzir a fertilização in vitro em 1979. Essa decisão é apenas outro passo desse processo", diz o filósofo Steve Fuller, professor da Universidade de Warwick, na Inglaterra. Ele é autor dos livrosHumanidade 2.0 e O Imperativo Proativo (inéditos em português), nos quais se propõe a estabelecer as bases teóricas e filosóficas para o transumanismo.
O objetivo desse movimento é utilizar a ciência para aumentar as capacidades físicas, intelectuais e até emocionais dos seres humanos. Ele busca, no limite, estender a vida humana indefinidamente, extirpando dela todo tipo de sofrimento. Os transumanistas defendem, por exemplo, a manipulação genética de embriões para eliminar doenças e escolher características vantajosas para os filhos, a criação de implantes neurais que permitam a interação com computadores pelo pensamento, e o uso de drogas capazes de manipular o cérebro humano, melhorando sua cognição, memória, concentração e humor.
"Mesmo que esses projetos pareçam vindos da ficção científica, eles podem ser encarados como soluções a longo prazo para problemas atuais. Temos visto, por exemplo, investimentos cada vez maiores em projetos que pretendem estender o nosso tempo de vida", diz Fuller.
Comentário:
isso na verdade é bom, e ruim. Bom porque é um sinal de que o ser humano está chegando ao auge da evolução. Ruim porque a geração transumana pode se tornar tão comum, a ponto de crianças crescerem sem saber como nasceram, e confusas por terem três pais, ou coisas assim. Na verdade, eu acredito até que isso pode ser um passo para a geração espontânea: a Abiogênese.
Só imagino, no futuro as mães falando:
- filho, sabia que o seu tataravô  nasceu saindo de dentro da mãe dele?

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Assunto: Saúde e Bem estar- 1° Bimestre

16/04/2015 06h45 - Atualizado em 16/04/2015 06h47

Divorciados têm risco maior de ataques cardíacos, diz estudo

Universidade americana observou que estresse causado por divórcio aumentou em até 24% risco de infarto em mulheres e em 10% em homens; novo casamento teve efeito positivo.


Divorciados são mais propensos a sofrer ataques cardíacos do que pessoas que permanecem casadas, segundo uma pesquisa da Universidade Duke, nos Estados Unidos.
Uma análise de 15.827 pessoas mostrou que as mulheres são as mais afetadas, e este risco quase não foi alterado mesmo depois de elas casarem novamente.
O estudo, publicado no periódico científico Circulation, avalia que estresse crônico, como o enfrentado em processos de divórcio, tem um impacto de longo prazo no organismo.
Ao longo da pesquisa, realizada entre 1992 e 2010, cerca de uma a cada três pessoas se divorciou.
Os cientistas descobriram que mulheres que passaram por um divórcio têm 24% mais chances de sofrer um ataque cardíaco do que aquelas que ficaram casadas. O risco aumentou para 77% quando a mulher tinha enfrentado mais de um divórcio.
Entre homens, as chances aumentaram 10% após um divórcio e 30% após mais de um.
"É um risco significativo e comparável ao de ter pressão alta ou diabetes", diz a cientista Linda George, uma das autoras do estudo.
Um novo casamento teve um efeito positivo muito pequeno sobre este risco entre as mulheres, mas o eliminou entre os homens.
"Acredito que esta seja a parte mais interessante da pesquisa", avalia George.
Mas por quê?
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que mudanças no estilo de vida, como cortes na renda, não aumentaram o risco de infarto.
"Sabemos que o estresse psicológico pode afetar o sistema imunológico e levar a inflamações mais frequentes e um desequilíbrio hormonal", afirma George.
)
"Se esta função imunológica permanecer alterada por muitos anos, isso pode ter um preço para o organismo."
A pesquisadora destaca que a diferença do impacto do estresse entre homens e mulheres também é encontrada em casos de depressão e que o divórcio representa um "fardo psicológico" maior para as mulheres, apesar de não ser possível neste momento "entender o que de fato está ocorrendo".
Ao mesmo tempo, medicamentos podem reduzir o risco causado pela pressão alta, mas não há uma solução simples para a dor causada pelo divórcio.
A recomendação dos cientistas é buscar o apoio de amigos e familiares.
Para Jeremy Pearson, da British Heart Foundation, que promove estudos de males cardíacos, é sabido há algum tempo que a saúde mental pode afetar o coração.
"Mas os resultados deste estudo não são uma evidência definitiva (da ligação entre o estresse causado pelo divórcio e o maior risco de infarto). Precisamos de mais estudos antes de considerar o divórcio um fator de risco significativo para ataques cardíacos."

Comentário:

É incrível como algumas coisas no corpo humano podem influenciar a acontecerem outras, na qual pensávamos que não tem nada a ver. Se bem que o divórcio é algo que causa muito stress no casal, até que faz algum sentido. A separação é uma coisa muito séria, tanto para o psicológico, quanto para a saúde. Isso só causa mal a quase tudo na vida do casal, mas tem seus motivos. E agora pelo menos sabemos as consequências desse ato.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Assunto: Cultura- 1° bimestre

Angelina Jolie pode dirigir Capitã Marvel!
De Bruno Carmelo ▪ quinta-feira, 16 de abril de 2015 - 4 horas 42 minutos atrás 
A diretora está sendo sondada pela Marvel para comandar a história de Miss Marvel nos cinemas.
Angelina Jolie está cotada para integrar o Universo Cinematográfico da Marvel! Mas a participação seria atrás das câmeras... Depois de alguns rumores recentes, a diretora e atriz está sendo oficialmente sondada para comandar Capitã Marvel, história da agente da CIA Carol Denvers, que desenvolve poderes especiais após ter contato com seres alienígenas.
Jolie foi cobiçada tanto pela Warner / DC (para Mulher-Maravilha) quanto pela Disney / Marvel (para Capitã Marvel). Mas quando a Warner fechou contrato com Patty Jenkins para dirigir Mulher-Maravilha, as negociações avançaram com a Marvel. Fica evidente que as duas empresas buscam apenas mulheres para dirigir suas histórias sobre super-heroínas. Até agora, nenhuma mulher dirigiu os filmes da Marvel ou DC.
Nos últimos meses, Angelina Jolie estava ocupada com a direção de Africa, estrelado pelo marido Brad Pitt, mas como este projeto enfrenta sérios problemas de financiamento, as filmagens foram atrasadas, e a diretora agora tem brecha na agenda, ideal para Captain Marvel. Por enquanto, ela já demonstrou que sabe comandar grandes produções em Invencível, embora o roteiro desta biografia tenha sido muito criticado. Como a Marvel mantém controle rígido de suas histórias, este problema seria amenizado com a participação de Jolie na direção.
Além disso, seria ótimo para a produção contar com uma estrela deste porte por trás das câmeras (para os eventos promocionais e pré-estreias, por exemplo). Este seria o filme de maiores proporções na curta carreira de Jolie como diretora até agora.
O que acha da ideia?
Comentário:
Acho ótima idéia (só não sei sé o Brad Pitt acha, com a esposa no meio de tantos wolverines, iron mans, e homem-aranhas.) É interessante essa técnica de colocar um ator muito conhecido em um personagem também muito conhecido. Isso com certeza dá mais audiência ao filme. E também é legal quando percebemos isso enquanto assistindo. Com certeza alguém que assistir ao filme e ver a Anjelina Jolie como capitã Marvel, vai ter mais vontade ainda de assistir.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Assunto: Te contei - 1º bimestre

                    O Futuro e as previsões

O que é o futuro? É o que está acontecendo depois deste exato momento. As pessoas falam sobre futuro, como se ele existisse, mas ele não existe e nunca vai existir. Quando existir não vai mais ser futuro. Vai ser presente. Existe aquele termo: "como se não houvesse amanhã". Mas não há um amanhã. Não existem amanhãs. Ou seja todos dizem sobre o futuro como se ele já fosse comprovado, como:" Eu vou ao Shopping amanhã." Que Shopping? Ele não existe amanhã. nada existe amanhã. O futuro é como uma outra dimensão, se produzindo até acontecer. É uma ideia meio doida mas se pensar, até que faz algum sentido. Mesmo o futuro não existindo, eu vou tentar fazer umas previsões, que me surgiram na cabeça por alguma razão.

2018: Houve um problema nos aparelhos que levariam os humanos à Marte.
2035: A Petrobras tem 57% de prejuizo
2054:A nasa consegue segurança o suficiente para mandar o homem para Marte
2089: Uma usina hidro-espacial é instalada na Lua para a procura de água no subsolo
2110: China cria guerra com a Rússia
2169: A Petrobras é vendida à Venezuela
2214: O Alasca é tomado pela Dinamarca
2217: O Facebook vai atingir o auge de economia
2264: O Ebola finalmente é extinto por completo do planeta
2356: A água Potável acaba, obrigando aos países á dessalinizarem a água do mar
2380: Um grande terremoto entre as placas de Nazca e Caribenha separam as Américas Sul e Central
2502: O clima muda Drasticamente na América do sul que está avançando em direção à Antártida
2540: O Japão cria um dispositivo neurotrasmissor que cria o movimento telepático
2595: A poluição desgasta mais de 40% da camada de Ozônio restante.
2637: milhares de espécies sul-americanas são extintas pela mudança climática
2682: É encontrada água na Lua
2690: Um cometa do tamanho de Portugal se choca ao oceano índico,
2701: São descobertas espécies de microorganismos alienígenas no cometa
2749: O petróleo mundial acaba
2793; É criada a I.A. ( inteligência artificial) nas máquinas que podem interagir com os humanos
2809: O oriente médio cria guerra com a Alemanha
2905: A América do sul se choca com a antártida, e sua população vira menos de 4% no mundo
2938: È relatada a presença de óvnis e seres alienígenas no planeta.
2985: Os alienígenas vivem com os humanos comprando algumas terras.
2990: A inteligência artificial avança graças aos extra terrestres
2997: Começam a aparecer novas espécies de reprodução entre alienígenas e humanos
3005: A telepatia avança a ponto de não precisar da tecnologia.
3043: Os robôs se rebelam por fontes alternativas de energia
3520: Ocorre uma guerra mundial entre máquinas e humanos
3780: Existem mais máquinas do que humanos na terra
3805: Os alienígenas Formam guerra com as máquinas
4060: todas as espécies desparecem do mundo
4905: Uma nova forma alienígena atinge a terra inóspita, e recomeça-se o ciclo de evolução.

Exagerei um pouco né?
Bom, mas nunca sabemos o que virá amanhã. Se você riu de tudo isso, eu não me surpreendo afinal, até eu ri quando imaginei tudo isso.
Talvez as datas não estejam certas mas eu garanto que um dia tudo isso irá acontecer mesmo não sabendo o que há por vir depois deste exato momento.


Assunto: Educação- 1° bimestre

Aluna britânica é barrada na escola por ter o cabelo 'ruivo demais'

Emily Reay, de 17 anos, foi obrigada a mudar o tom pela direção do colégio.
'Ruivo não é uma cor natural?', argumentou a mãe dela.

Do G1, em São Paulo
A estudante britânica Emily Reay, de 17 anos, foi barrada em sua escola, em Carlisle, no Reino Unido, por causa do cabelo ruivo. Segundo a direção da Trinity School, Emily voltou do feriado de Páscoa com o cabelo "muito chamativo" e só pode voltar às aulas depois de diminuir o tom ruivo que ostenta. A jovem, que é ruiva natural, alegou que usa a mesma cor de cabelo há três anos e nunca havia sido importunada.
Emily toca violão e canta em vídeos postados no YouTube, e alega que os cabelos brilhantes fazem parte da sua personalidade como cantora. "Todo mundo me conhece como a 'jovem cantora ruiva'. Se meu cabelo ficar castanho, vou perder isso", alegou Emily em entrevista ao jornal The Telegraph".
Os pais da aluna, que está no último ano do ensino médio, foram à escola discutir a questão, mas não teve jeito: ou ela muda a cor para um tom mais neutro, ou será expulsa da escola. "Não deixaram nem eu colocar uma boina para cobrir os cabelos."
A mãe de Emily, Julie Reay, disse que as regras da escola não permitem que o aluno use cabelos com cores artificiais, como azul ou verde. "Mas o ruivo não é uma cor natural?", questionou.
Comentário:
É estranho no mundo atual uma pessoa ser repreendida por usar algo chamativo como um cabelo com um tom mais "vivo".  Uma calça muito curta, ou coisas assim, são até compreensivas, mas nessa situação, eu acho que foi um ato muito autoritário da escola, afinal, estudar é importante e a cor do cabelo não vai mudar isso para Emily, nem para qualquer outra pessoa. Além disso, como foi questionado pela mãe da garota, ruivo não é uma cor tão chamativa, é uma cor natural.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Assunto: Mundo - 1° bimestre

Edição do dia 13/04/2015
13/04/2015 22h11 - Atualizado em 13/04/2015 22h11

Robô criado por brasileiros é campeão em competição internacional

Alunos de engenharia têm em média 20 anos e exibem o orgulho de um feito inédito. Equipe voltou para o Rio com seis medalhas, sendo três de ouro.


Um robô criado por universitários brasileiros foi o campeão na principal categoria de uma competição internacional.

Eles são estudantes de engenharia, têm em média 20 anos e já exibem o orgulho de um feito inédito, conquistado nas últimas Olimpíadas dos Robôs, que aconteceram no início do mês, na Califórnia, nos Estados Unidos.
A equipe voltou para o Rio com seis medalhas, três de ouro, entre elas, a mais cobiçada, da categoria peso-pesado. A medalha é um robozinho, que sabe falar o nome do dono: Touro Maximus.
São cem quilos de alumínio e aço, um pouco menor que o adversário, porém, mais poderoso e com um piloto experiente.
"Conseguimos derrubar e dar as pancadas, não tem outro termo. Dar pancadas no adversário e nocauteá-lo", conta o estudante de engenheira Daniel Freitas.
Touro Maximus deu esta vitória pela primeira vez para uma equipe universitária. Mas os brasileiros têm tradição no mundo da robótica: mais de cem medalhas. Vinte e quatro de ouro em 12 anos de competições internacionais.
Entre as criações premiadas dos alunos da PUC-Rio, campeões movidos a energia solar, dançarinos e lutadores de sumô.
Desde o projeto até as batalhas, os robôs preparam os futuros engenheiros na busc apor tecnologias nacionais, que podem ser usadas, por exemplo, na indústria e na medicina.
“Vai dar a eles a experiência de um projeto real de engenharia: tem patrocínio, orçamento, prazo da competição. Tudo isso vai fazer parte de um projeto real quando entrarem no mercado de trabalho”, explica o professor Marco Antônio Meggiolaro.
Comentário:
Muito interessante, lutas de robôs. Com certeza foi um trabalho imenso dos estudantes para projetar um robô que pudesse ganhar uma luta de outros. Mas quando eu ouço a frase luta de robôs, basicamente um livro surge na minha mente. Eu começo a imaginar as máquinas descartando humanos e criando suas próprias guerras. Com o avanço da tecnologia, não há dúvidas que um dia as máquinas terão vontade própria. o problema vai ser se começarem até a questionar seu "papel" em meio a sociedade. Parece até ficção científica, mas se em 2015 os objetos podem se atacarem até um ser destruído, o que pode acontecer em 2115?

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Assunto: Ciências- 1° bimestre


Veículo da Nasa reacende esperança de achar água em Marte

Nasa/AFP

  • Em imagem feita pelo robô Curiosity, dois tons de minerais são encontrados em um local chamado "Cidade Jardim" no Monte Sharp, montanha localizada no centro da cratera Gale, no planeta Marte. A área tem aproximadamente 2,5 centímetros de largura
    Em imagem feita pelo robô Curiosity, dois tons de minerais são encontrados em um local chamado "Cidade Jardim" no Monte Sharp, montanha localizada no centro da cratera Gale, no planeta Marte. A área tem aproximadamente 2,5 centímetros de largura
A exploração de Marte pelo veículo robótico Curiosity da Nasa reacendeu as esperanças de que exista água perto da superfície do planeta vermelho - revelaram nesta segunda-feira cientistas da missão espacial.

Os indícios consistem na presença de perclorato de cálcio no solo marciano, explicaram os astrofísicos.

Este tipo de sal altamente absorvente diminui o ponto de congelamento da água, o que lhe permite permanecer em estado líquido, de acordo com o estudo publicado na revista Nature.

"Quando a noite cai, parte do vapor d'água na atmosfera se condensa na superfície marciana como geada", explicou o pesquisador do Insituto Niels Bohr, da Universidade de Copenhague Morten Bo Madsen, co-autor do artigo.

"No entanto, o perclorato de cálcio é muito absorvente e quando combinado com água reduz seu congelamento e a geada pode novamente virar líquido", prosseguiu. "O solo é poroso, e o que estamos vendo é que a água pode se infiltrar até embaixo", afirmou.

O Curiosity também enviou imagens de sua turnê pela área do Monte Afiado mostrando aparentemente sedimentos depositados num passado distante por algum curso de água.

Se confirmada, a cratera no sopé do Monte Sharp poderá ter sido um lago.

No mês passado, a Nasa informou que quase metade do hemisfério norte de Marte já foi em algum momento um oceano, alcançando profundidades superiores aos 1600 metros.

No entanto, 87% do líquido capaz de promover o aparecimento da vida foi perdido no espaço.

Uma teoria é que Marte tenha perdido seu campo magnético que protegia sua superfície do bombardeio por partículas de alta energia enviadas pelo sol.

Na ausência desse escudo, esta hipótese sugere que os prótons tenham simplesmente destruído a atmosfera lentamente.

Ainda que a presença de água perto da superfície marciana seja descoberta, as condições são tão hostis que a vida seria impossível, afirmam os pesquisadores.

"É muito seco, muito frio e a radiação cósmica é tão poderosa que penetra pelo menos um metro abaixo da superfície e mata toda a vida, pelo menos como a conhecemos na Terra", informou a universidade.

O veículo robótico Curiosity, que custou 2,5 bilhões de dólares à Nasa, pousou no planeta vermelho em agosto de 2012 com o objetivo de explorar o terreno e procurar sinais que permitirão descobrir se houve ou não vida em Marte.
Comentário: 
Água é uma coisa bem simples. Na química se conhece como Óxido de hidrogênio, e é formada por 1 átomo de hidrogênio e 2 de oxigênio. Mas mesmo assim, é tão importante para nós que uma molécula sequer dessa substância encontrada em outro planeta é uma descoberta histórica. Além de nos fazer acreditar que já houve vida lá, essa descoberta pode nos dar um motivo para viver lá. O que ainda não é preciso. Mas se fosse um paulista, com certeza eu iria querer, pela imensa falta de água que está ocorrendo. Daqui a alguns anos pessoas irão viajar para Marte. Claro que é uma tarefa arriscada mas pelo bem da ciência, a raça humana (que ainda está no início da evolução) tem que conhecê-lo e fazer mais uma diversidade de descobertas.