domingo, 20 de setembro de 2015

Assunto: Te contei? - 3° bimestre

                      Minha história em quadrinhos

Como o assunto é HQ, vou usar esta fonte de letra, própria de gibis.
Em julho de 2015 comecei a criar uma história sobre um herói chamado MOOWK GIVERS (Moowk = Moon + Hawk  ou seja: Lua + Falcão) 
Moowk não é um humano, mas sim um callumbriano (espécie transgênica que tem asas, pernas de falcão, não tem pupilas nos olhos, usa capacete e pode se transformar numa criatura de 30m de altura.
 A história conta sobre uma situação em que Chiller Hoey, o rei da milésima dimensão, quer ter poder absoluto sobre todas as outras 999 dimensões. enquanto isso o rei da primeira dimensão, convoca moowk para impedir o vilão de  realizar essa façanha. Moowk é o  único que pode fazer isso pois é o último callumbriano restante de todas as mil dimensões.
O Problema é que Moowk não sabe que tem poderes, como seu falecido pai, e se não agir rapidamente, os universos podem estar seriamente comprometidos.

Acredito que principalmente jogadores de RPG irão gostar, afinal é uma HQ que apela o lado medieval mas que ao mesmo tempo acontece num futuro incrivelmente distante.
irei apresentar a capa e algumas páginas do meu gibi.
(clique nas imagens para ampliá-las)






Espero que ache interessante!


Assunto: Política - 3° bimestre

Rebaixado, Brasil vira ‘lixo'; ‘Economist’ diz que notícia era esperada
Daniel Buarque
11/09/2015 09:24
Compartilhe
 Imprimir Comunicar erro

O rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela agência de risco Standard & Poor's vai afetar ainda mais a combalida economia nacional, mas não chegou a ser vista como novidade pelo mercado ou pela imprensa no Brasil e no resto do mundo. Com tantas notícias negativas sobre as finanças nacionais, já era algo esperado, e até contabilizado em muitos negócios. Para grande parte da mídia global, com o rebaixamento, o Brasil foi transformado em “lixo'', e segundo a a revista “The Economist'', “o mistério é por que isso não aconteceu mais cedo?''
A revista, assim como a maior parte da imprensa internacional, usa o termo “junk'' para se referir ao rebaixamento da nota do Brasil. A palavra normalmente pode ser traduzida como “lixo'', “coisa velha'', “sem valor'', “sucata'', e se refere à forma como o crédito do país é visto no mercado global – um crédito de baixa qualidade. É um termo usado de forma pejorativa para a avaliação de risco de países que não têm o grau de investimento. A nota de baixa confiança se reflete num baixo valor do próprio país.
Economistas brasileiros discordam dessa forma de tratar o país, naturalmente. O ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e professor da Unicamp Luiz Gonzaga Belluzzo, por exemplo, disse ao “Valor Econômico'' que “junk'' é um termo muito forte, e que o rebaixamento na verdade se refere ao fato de que o Brasil passou a ser visto como um investimento especulativo, e não exatamente como “lixo''.
A “Economist'' chama o rebaixamento de “ataque das agências de risco. Segundo a revista, após o rebaixamento é inevitável pensar que parte do capital internacional vai fugir do Brasil. “Isso não vai quebrar o Brasil de hoje, com sua economia diversificada e grandes reservas internacionais, como poderia ter quebrada em dias mais caóticos. Mas o governo já tem custos altos para empréstimos, e isso deve aumentar ainda mais, elevando o risco de um novo rebaixamento. O capital também vai ficar mais caro para empresas. Nada disso vai ajudar o Brasil a se livrar da recessão em que entrou no segundo trimestre deste ano'', diz.
 Comentário:
 Falar mal do Brasil, já está virando uma coisa incrivelmente comum, para nós brasileiros. Mas quem imaginaria que fatores estrangeiros poderiam dizer o mesmo? Assim é possível perceber, o quão "famoso" o Brasil está, no termo de mal governo.
Mas é o que eu sempre digo: O nosso país não está no fundo do poço. O único que pode melhorá-lo somos nós mesmos, e não desprezar totalmente a opinião de outros países. Muitos que lerem esta notícia, irão achar que a Economist está sendo inconveniente, mas do contrário de reclamar poderíamos tentar ouví-los, afinal, o Brasil pode ser um lixo, mas pode ser reciclado!






sábado, 19 de setembro de 2015

Assunto: etica e cidadania - 3° bimestre

Você é de direita ou esquerda? A resposta pode estar em seus genes, diz estudo
De acordo com pesquisadores, as variantes do gene DRD4 têm grande influência para determinar se alguém será liberal ou conservador
05/08/2015 às 21:10 - Atualizado em 05/08/2015 às 21:10
O segredo para saber se alguém é de direita ou de esquerda pode estar, em parte, na genética. De acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira (5), na revista britânica Proceedings of the Royal Society B, há forte vínculo entre variações no gene DRD4, que codifica o neurotransmissor dopamina, e o favoritismo político.

Para chegar a essa conclusão, um grupo de cientistas da Universidade Nacional de Cingapura analisou o genoma de 1 771 estudantes universitários da etnia han - a principal da China. Foram recolhidos sangue e saliva dos participantes, para a análise do DNA, e eles também responderam um questionário sobre características pessoais e orientação política.
A partir da análise, os pesquisadores observaram uma forte conexão entre algumas variações no gene DRD4 e a preferência conservadora ou liberal. O fator determinante para a orientação é uma pequena fração do gene, composta de 48 bases que se repetem entre duas e onze vezes. A maior parte dos participantes exibia as variações com duas ou quatro repetições. Aqueles que apresentavam quatro repetições no gene se mostraram mais conservadores do que os com duas. Para as mulheres, a conexão é ainda mais forte.
Essa molécula de DNA tem papel importante na transmissão da dopamina, que influi em funções neurológicas como memória, aprendizagem e criatividade.
Política nos genes - Não é a primeira vez que um estudo encontra a relação entre o DNA e as preferências políticas. Uma pesquisa publicada em 2010 por cientistas americanos foi a primeira a analisar a relação entre o gene DRD4 e a orientação política. No entanto, o contexto e o círculo de amizades tinha influência determinante sobre a expressão dos genes.
O pesquisadores do novo estudo destacam que as tendências políticas de um indivíduo também dependem de fatores conjunturais e educativos. Para Richard Ebstein, líder do estudo e pesquisador do departamento de psicologia da universidade, "todos estes fatores devem ser levados em conta para entender as diferentes sensibilidades políticas, mas a biologia não pode ser ignorada".

 Comentário:
Os genes são uma impressão digital: è diferente para cada pessoa, por isso, ninguém tem a mesma personalidade ou aparência. Os genes de uma pessoa podem revelar muitas tendências sobre ela, até em assuntos éticos. Toda escolha, política, cultural, religiosa... depende do código genético. Isso mostra porque cada um no mundo tem a liberdade de escolhas. E a tecnologia está tão avançada, que eu não duvido que os genes possam revelar o futuro de um ser.


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Assunto: Educação - 3° bimestre

08/09/2015 13h06 - Atualizado em 08/09/2015 13h12
'O Diário de Anne Frank' é livro favorito de alunos em São Paulo
Obra foi a mais votada em consulta da secretaria de educação estadual.
Mais de 150 mil estudantes participaram da pesquisa.
Do G1, em São Paulo
O livro "O diário de Anne Frank" foi escolhido como o favorito dos estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo.  A obra, um relato de 1947 de uma jovem judia que se esconde com a família em um porão durante a ocupação nazista na Holanda, foi a mais votada em uma pesquisa feita pela secretaria de Educação do estado.
O levantamento, divulgado nesta terça (8), durou dois meses e contou com a participação de mais de 150 mil alunos dos ensinos Médio, Fundamental, e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As opiniões foram coletadas pela internet, por meio do Portal da Educação. Os estudantes indicaram o livro de sua preferência dentro de uma lista que incluía 50 títulos diferentes, entre nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros. Todas as obras que estavam na disputa fazem parte do acervo das bibliotecas das escolas estaduais.
Além da obra literária mais votada, a secretaria de Educação também divulgou o "top 10" da votação. Confira os livros favoritos dos alunos:
1º - "O Diário de Anne Frank", de Anne Frank.
2º - "O Saci", de Monteiro Lobato.
3º - "O Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos
4º - "A Droga da Obediência", de Pedro Bandeira.
5º - "Aventuras de Pedro Malasartes", de Nelson Albissú.
6º - "O Poço do Visconde", de Monteiro Lobato
7º - "A Invenção de Hugo Cabret", de Brian Selznick.
8º - "Dom Quixote de La Mancha", de Miguel de Cervantes.
9º - "Nova Reunião: 23 Livros de Poesia", de Carlos Drummond de Andrade.
10º - "O Menino Poeta", de Henriqueta Lisboa.

Comentário: 
Não é à toa! Se fosse para escolher o melhor livro que li no 2° fundamental, eu diria que foi o Diário de Anne Frank. Isso porque Anne teve uma vida difícil, porém interessante de se conhecer. Eu Percebi que lendo aquele livro, tive mais facilidade para escrever coisas. Aposto que Anne Frank nunca imaginou que tantas pessoas conheceriam sua história no futuro. E aposto também que as próximas gerações irão adorar o livro.



Assunto: Cultura - 3° bimestre

Stan Lee revela quem é o seu ator favorito da Marvel
De Vitória Pratini ▪ quinta-feira, 10 de setembro de 2015 - 16h43 
Dica: começa com Chris.
  

Em seus 26 anos de participações nos filmes da Marvel, Stan Lee conheceu inúmeros atores que levaram os personagens criados por ele para as telas. Mas será que o quadrinista tem um favorito, com quem se identificou mais?

Em entrevista para a web serie Larry King Now, o apresentador perguntou a Lee justamente isso: com qual ator da Marvel ele mais se identificou? E adivinha só... o criador de quadrinhos não hesitou em responder: "
Chris".

Mas, então, a gente se pergunta: qual Chris? Hemsworth, que interpreta o
ThorEvans, que vive o Capitão América? Ou Pratt, que trouxe o Senhor das Estrelas à vida em Guardiões da Galáxia?

Para tirar a nossa dúvida, o quadrinista completa: "
o companheiro que interpreta o Capitão América. Ele foi o Tocha Humana... e então eles fizeram dele o Capitão América. Ele é o melhor cara!". Ou seja, Chris Evans.

Fazendo uma média, Lee ainda comentou: "
Mas eu amo todos eles!".

A escolha de Lee faz todo sentido, já que Evans trabalha com a Marvel desde o Quarteto Fantástico de 2005. Ele interpretou tanto um membro da família Storm quanto um dos maiores super-heróis solo dos quadrinhos da Marvel. Não é de se admirar que o jovem ator tenha um lugarzinho especial no coração de Lee!

Mas não foi só isso que o criador do 
Homem-Aranha revelou. Além de declarar que não recebe nada pelos cameos (como são chamadas as pontas e participações especiais), nem mesmo uma parcela do valor arrecadado pelos filmes baseados em seus quadrinhos, ele reafirmou o que havia dito na Comic-Con, sobre sua ponta favorita ser a de... X-Men: Apocalypse! É, ninguém viu ainda porque o longa só chega aos cinemas em maio de 2016.

Quando perguntado por 
Larry King o porquê desse cameo ser tão especial, Lee revelou: "Essa participação é diferente de todas que eu já fiz, porque eu fiz com outra pessoa que é muito importante para mim. Não posso lhe falar mais que isso!".

Quem será essa pessoa misteriosa? Algum membro da família dele, talvez?


Comentário:
Não há como negar a escolha de Lee. Chris Evans é um grande ator, assim como todos os outros personagens dos filmes. A marvel, sabe escolher muito bem os atores, todos cumprem bem o seu papel de herói.
E o talento desses artistas se une a roteiros geniais, (apesar de muitos filmes não serem criados pela Marvel como Spider-Man ou X-Man 2, que foram produzidos por outros estúdios como a Columbia Pictures) Mas mesmo assim existem personagens incríveis, e mesmo a Marvel sendo um estúdio bem antigo, muitas crianças e adolescentes ainda leem seus quadrinhos.
Curiosidade: Stan Lee faz "participações secretas" em todos os filmes da Marvel.
Foi a marvel que me inspirou a criar o gibi que estou desenhando com minha caneta digital:


Espero que venham mais filmes incríveis com atores aprovados por Lee!





quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Assunto: Saúde e Bem estar- 3° bimestre

07/08/2015 10h42 - Atualizado em 07/08/2015 11h37
Série desvenda as diferenças entre os cérebros masculino e feminino
Série da BBC ‘Is Your Brain Male or Female?’ tenta desvendar o cérebro.
Quem lida melhor com as emoções?
Do G1, em São Paulo

Quais os pontos fortes e fracos dos homens e das mulheres? Quem lida melhor com as emoções? A resposta está no cérebro. As conexões cerebrais de homens e mulheres são mesmo diferentes. O Bem Estar mostrou nesta sexta-feira (7) testes que ajudam a explicar as diferenças entre eles e elas. Participaram do programa o ginecologista e consultor José Bento e o neurologista André Palmini.

A rede de televisão BBC produziu a série ‘Is Your Brain Male or Female?’ para tentar desvendar nosso cérebro. O que faz a criança escolher o carrinho ou a boneca? Os pesquisadores ingleses Michael Mosley, médico e jornalista científico, e Alice Roberts, anatomista e professora de ciências, aplicaram testes em bebês e macacos.
Nas crianças, tudo conforme o esperado: meninas brincando com bonecas, meninos brincando com carrinho. Mas será que foram influenciados? O teste foi feito também com os macacos, que não têm nenhuma influência. E a resposta é a mesma: machos correndo atrás dos carrinhos, fêmeas atrás das bonecas. A professora Melissa Hines, da Universidade de Cambridge, diz que o instinto materno das fêmeas ajuda a explicar por que elas se identificam mais com as bonecas. Já os machos preferem objetos em movimento.

Segundo o ginecologista José Bento, os hormônios femininos e masculinos determinam a escolha por brinquedos. “A testosterona faz com que os meninos escolham carrinhos, brinquedos com movimentos, com rodas. Já a menina vai atrás da boneca porque é o instinto materno”, reforça.
Os especialistas lembram que tudo começa na gestação. Os hormônios que agem no bebê ainda no útero determinam as diferenças de comportamento. Os homens, por exemplo, produzem mais testosterona. Esse hormônio tem relação com a capacidade de sistematizar, analisar sistemas e montar e desmontar coisas. Entretanto, a pesquisa descobriu também que quanto mais testosterona, mais lento é o desenvolvimento social.

Emoções
E quem reconhece melhor as emoções? Homens ou mulheres? No teste aplicado pela Universidade de Genebra, na Suíça, com 300 homens e mulheres, os voluntários assistiram vídeos com atores, em outra língua, expressando emoções bem variadas. Eles tinham que identificar as emoções: raiva, irritação, medo, alívio. As mulheres se deram melhor no desafio. Na média, elas acertaram mais, conseguiram reconhecer melhor as emoções.

Comentário:
O nosso cérebro é, resumindo, um universo compactado dentro do crânio. É o computador mais perfeito que existe. Mas mesmo assim, nenhum cérebro age igual a outro. Principalmente os masculinos e femininos, tem suas grandes diferenças, o que é uma vantagem, afinal, se todos tivéssemos uma mente única, não seríamos seres humanos, mas sim, robôs. Com certeza é por isso que as garotas ficam tanto no telefone enquanto os rapazes ficam na TV. Nosso cérebro é sim uma incrível máquina, mas  não se limita a programações definidas.


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Assunto: Ciência - 3° bimestre

Bertie quebrou o recorde. É o Usain Bolt... das tartarugas
por DN.pt10 setembro 2015http://www.dn.pt/Common/Images/img_globo/icn_comentario.gifComentar
Fotografia © Guinness World Records
Muito mais rápida que a sua predecessora, a tartaruga Bertie entrou para o livro dos recordes da Guinness pela sua velocidade.
Bertie pode ser uma tartaruga, mas mesmo assim venceu o recorde da Guinness pela sua velocidade. É a tartaruga mais rápida do mundo a viajar em terra. Bertie percorreu a pista de cinco metros e meio a uma velocidade de 19,59 segundos, o que é equivalente a uma velocidade de 0,28 metros por segundo.

O antecessor de Bertie, a tartaruga Charlie, conseguira o recorde em 1977 com uma velocidade de 0,125 metros por segundo: menos de metade da velocidade de Bertie. Assim, Bertie vai ser incluído no Livro de Recordes da Guinness de 2016.
A tartaruga pertence a Marco e Janine Calzini, que vivem no Reino Unido. "Aparecer no livro é um sonho para mim, um enorme sucesso!", disse Marco Calzini à Guinness World Records.
Comentário:
 Pra mim o homem tem boa participação nesse avanço. Tanta radiação, experimentos, etc... mudam o código genético desses bichos, e pode ser por isso que encontramos espécies com habilidades tão peculiares por aí.  Mas não podemos esquecer também, da evolução das espécies. Com o passar dos anos, os animais desenvolvem suas habilidades e podem ficar mais inteligentes, mais fortes, maiores...  mais rápidos como é o caso, e até se transformar em um nova espécie como é o caso dos dinossauros terópodas que viraram aves.
Curiosidade: Dinossauros eram cobertos de penas.








Assunto: Mundo - 3° bimestre


 Astronauta russo volta à Terra após bater recorde de tempo no espaço
Somando cinco missões, Gennady Padalka esteve 879 dias em órbita.
Cápsula voltou da ISS e pousou no Cazaquistão com mais dois astronautas.
Da AP
Cosmonauta russo Gennady Padalka descansa a Soyuz TMA-16M pousar no Cazaquistão (Foto: Yuri Kochetkov / Pool / via AP Photo)
Uma cápsula espacial russa pousou com segurança no Cazaquistão, trazendo uma equipe de três pessoas que estavam na Estação Espacial Internacional (ISS), incluindo um astronauta russo que bateu o recorde de permanência no espaço.

O russo Gennady Padalka, o membro da Agência Espacial Europeia Andreas Mogensen e o cazaque Aidyn Aimbetov aterrissaram apenas dois minutos antes do nascer do sol e estavam em boas condições físicas. A cápsula Soyuz TMA-16M tocou o solo no horário previsto, às 6:51 da manhã de sábado (12) em horário local, a 146 quilômetros ao sudeste de Dzhezkazgan, no que um comentarista da NASA chamou de um “pouso na mosca”.

Padalka completou sua quinta missão e estabeleceu um recorde mundial, somando um total de 879 dias no espaço, mais do que dois meses além do antigo recorde, que pertencia ao também russo Sergei Krikalev.

Nesta missão mais recente, Padalka passou 168 dias no espaço, enquanto Mogensen e Aimbetov estiveram em órbita por dez dias cada.
 

Helicópteros e veículos terrestres correram para a área de pouso quando a cápsula, carbonizada pelo mergulho na atmosfera terrestre, desceu com a ajuda de um paraquedas laranja e branco. Uma equipe de resgate rapidamente retirou a sorridente equipe da cabine e  colocou os astronautas em cadeiras reclináveis enquanto médicos checavam seu estado físico.

Scott Kelly e Kjell Lindgren, da NASA, permanecem na ISS com os russos Mikhail Kornienko, Sergei Volkov e Oleg Kononenko e o japonês Kimiya Yui.

Comentário:

Esse tipo de recorde é importante para um futuro grande feito do ser humano: A ida à Marte.
A muito tempo essa conquista é sonhada pelo homem. Infelizmente isso ainda não é possível, mas enquanto isso, ir ao espaço é um bom treinamento, e eu acredito que pode até influenciar na evolução humana. 
Não me admira que tenha sido um russo que bateu o recorde, afinal, eles foram os primeiros a sair do nosso planeta, e têm conhecimento sobre o assunto. Só fico imaginando o que Padalka fez por quase três anos para acabar com o tédio.