terça-feira, 15 de setembro de 2015

Assunto: Mundo - 3° bimestre


 Astronauta russo volta à Terra após bater recorde de tempo no espaço
Somando cinco missões, Gennady Padalka esteve 879 dias em órbita.
Cápsula voltou da ISS e pousou no Cazaquistão com mais dois astronautas.
Da AP
Cosmonauta russo Gennady Padalka descansa a Soyuz TMA-16M pousar no Cazaquistão (Foto: Yuri Kochetkov / Pool / via AP Photo)
Uma cápsula espacial russa pousou com segurança no Cazaquistão, trazendo uma equipe de três pessoas que estavam na Estação Espacial Internacional (ISS), incluindo um astronauta russo que bateu o recorde de permanência no espaço.

O russo Gennady Padalka, o membro da Agência Espacial Europeia Andreas Mogensen e o cazaque Aidyn Aimbetov aterrissaram apenas dois minutos antes do nascer do sol e estavam em boas condições físicas. A cápsula Soyuz TMA-16M tocou o solo no horário previsto, às 6:51 da manhã de sábado (12) em horário local, a 146 quilômetros ao sudeste de Dzhezkazgan, no que um comentarista da NASA chamou de um “pouso na mosca”.

Padalka completou sua quinta missão e estabeleceu um recorde mundial, somando um total de 879 dias no espaço, mais do que dois meses além do antigo recorde, que pertencia ao também russo Sergei Krikalev.

Nesta missão mais recente, Padalka passou 168 dias no espaço, enquanto Mogensen e Aimbetov estiveram em órbita por dez dias cada.
 

Helicópteros e veículos terrestres correram para a área de pouso quando a cápsula, carbonizada pelo mergulho na atmosfera terrestre, desceu com a ajuda de um paraquedas laranja e branco. Uma equipe de resgate rapidamente retirou a sorridente equipe da cabine e  colocou os astronautas em cadeiras reclináveis enquanto médicos checavam seu estado físico.

Scott Kelly e Kjell Lindgren, da NASA, permanecem na ISS com os russos Mikhail Kornienko, Sergei Volkov e Oleg Kononenko e o japonês Kimiya Yui.

Comentário:

Esse tipo de recorde é importante para um futuro grande feito do ser humano: A ida à Marte.
A muito tempo essa conquista é sonhada pelo homem. Infelizmente isso ainda não é possível, mas enquanto isso, ir ao espaço é um bom treinamento, e eu acredito que pode até influenciar na evolução humana. 
Não me admira que tenha sido um russo que bateu o recorde, afinal, eles foram os primeiros a sair do nosso planeta, e têm conhecimento sobre o assunto. Só fico imaginando o que Padalka fez por quase três anos para acabar com o tédio.












Nenhum comentário:

Postar um comentário